Grupo de Usuários de GMO da SUCESU-RS realiza 1ª reunião

Evento abre as atividades do grupo e contou com Agostino Carletti entre os painelistas.

Fotos: Sucesu-RS/Divulgação

No último dia 04.10 o GUGMO – grupo de usuários em gestão de mudança organizacional/Sucesu-RS realizou em Porto Alegre (RS) seu 1º evento. O encontro  – “Mudança em Pauta” – reuniu especialistas para discutir como o uso estratégico da GMO pode contribuir para o fortalecimento das organizações no mercado. O grupo tem como integrantes Carlos Giovani Rodrigues, Agostino Carletti, Ana Paula Michel, Beatriz Benezra e Márcia Vasconcellos. Veja matéria sobre o lançamento do grupo e seus objetivos aqui.

Palestrantes e membros do GUGMO: Marcelo Zardo, Daniel Scherer e Agostino Carletti; Carlos Giovani Rodrigues, Beatriz Benezra, Silvia Somenzi, Ana Paula Michel e Isabel Degrazia.A abertura do evento e apresentação do GUGMO ficou a cargo de Marcelo Zardo, Diretor dos Grupos de Usuários da Sucesu e Gerente de tecnologia no Terra Networks, seguida de palestra de Daniel Scherer, CIO da Sabemi e atual Presidente da Sucesu.

Com a moderação de Silvia Somenzi (Soluzzione Gestão e Consultoria), participaram como painelistas: Ana Paula Michel (Unicred do Brasil), Beatriz Benezra (HCMP®), Carlos Giovani Rodrigues (W4BA), Isabel Degrazia (RESOLUTION Inteligência Humana) e Agostino Carletti, sócio-diretor da Dynamica Consultoria. Veja programa completo da reunião aqui.


Gestão de Mudanças Organizacionais para o sucesso das organizações
gugmoout2017 3O objetivo do evento foi destacar que o mercado exige a melhoria contínua da performance empresarial e daí a necessidade das empresas buscarem o uso mais sistemático da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). A atenção dos painelistas voltou-se, assim, para a melhor utilização dos recursos técnicos e métodos de GMO: dificuldades e desafios para a escolha de padrões de mudanças e sua implementação, a cultura organizacional e a necessidade de integração das equipes e a motivação de seus integrantes e a importância das lideranças nos processos de mudanças.
Ana Paula Michel tratou da aplicação da GMO na execução de projetos, enquanto que Beatriz Benezra focou a busca de conhecimento e como lidar com a formação e o treinamento dos profissionais. Carlos Giovani Rodrigues apontou a importância dos recursos tecnológicos para a mudança, destacando a necessidade de conhecer não só a cultura organizacional mas as crenças e propósitos de cada profissional para um efetivo trabalho de motivação. Isabel Degrazia apresentou o cenário para a atuação e responsabilidades da liderança empresarial: impulsionar o engajamento dos profissionais e voltar-se à criação de um ambiente de trabalho capaz de lidar com os processos de mudanças.


Por que é tão difícil a Mudança Organizacional?
agostinoAgostino Carletti (foto) discutiu os principais fatores que dificultam as mudanças organizacionais, limitando seu alcance e mesmo sua implantação. Segundo ele, “grande parte do problema repousa na pouca atenção das lideranças à necessidade de envolver as pessoas, de todos os níveis dentro da organização, com os processos de mudança que se pretende implantar”. Para enfrentar os impactos das mudanças propostas, diagnosticar e resolver as falhas nos processos em andamento, é essencial aos líderes a gestão das crenças e valores de todos os envolvidos, com comunicação transparente de modo a apresentar todas as oportunidades que se abrem com as mudanças.

Para Agostino Carletti a Gestão de Mudanças Organizacionais deve ser tratada como fator estratégico ainda a ser incorporado com mais empenho pelas organizações. Carletti acredita que o GUGMO tem muito trabalho pela frente: “demos um notável passo com a criação do grupo. É preciso manter o entusiasmo e continuar com o planejamento de novas ações e encontros para divulgar e consolidar os conceitos e técnicas da GMO”.

Para saber mais sobre GMO, leia o artigo de Carletti “Por que as mudanças falham?”


Conheça todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria

Para quaisquer informações sobre os cursos, workshops, eventos e projetos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br   (11) 2532-8889

 

Mudança em Pauta Reunião do GUGMO – Grupo de usuários de Gestão de Mudança Organizacional – Sucesu-RS
Data: 04 de outubro de 2017
Local: Tecnopuc-Parque Científico e Tecnológico da PUCRS-Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 99A – sala 204 – Porto Alegre – RS
Realização: GUGMO/Sucesu-RS Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul
Apoio: Dynamica Consultoria