Especializada em Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO), a Dynamica Consultoria conta com metodologia própria e testada em projetos aplicados em vários setores produtivos, sempre atuando de acordo com o perfil, o ambiente e a cultura de cada empresa.

Produtos e serviços • Cursos • Metodologia em GMO • Quality Assurance (QA) • Governança para Mudanças • Coaching executivo • Gestão Integrada de projetos • Desenvolvimento de liderança • Consultoria e coaching em GMO e em Gestão de Projetos • Diagnóstico e gestão de cultura organizacional

Veja em detalhes cada uma de nossas áreas de atuação.

As empresas atravessam por transformação todo o tempo. Transformação em processos, em tecnologias, em estruturas de gestão e em suas formas de trabalho.

Todas as mudanças afetam de algum modo as pessoas de uma organização. E as coisas não acontecem exatamente como planejamos. Saber tratar os comportamentos, as atitudes e a aceitação dos envolvidos é um dos fatores críticos de sucesso para a maioria dos projetos empresariais. Apoiar a transformação e evolução organizacional é o foco de atuação da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO).

Para a Dynamica Consultoria atuar em GMO é ter uma visão ampla do momento vivido pelo “corpo empresarial”. Isso através da avaliação dos impactos em processos e estruturas organizacionais, em seu quadro de colaboradores e líderes e na definição das novas funções, entre outros fatores.

A Dynamica Consultoria desenvolveu sua metodologia baseando-se em 4 linhas, sempre tratadas de forma integrada e apoiando-se em processos eficazes de comunicação: – o que é a mudança e como afeta ou se liga à estratégia empresarial;

– como a mudança acontece nos processos empresariais e afeta suas estruturas organizacionais;

– quem é afetado pela mudança e como a gestão do poder é alterada no novo modelo e

– através de que meios a mudança se efetiva atendendo às necessidades da empresa.

De acordo com o último relatório do The Standish Group International,  feito junto a empresas norte-americanas, 51% dos projetos têm alguma  deficiência no seu desenvolvimento, seja em aumento do custo previsto, prazo ou escopo original. Outros 15% não são finalizados e apenas  34% são concluídos com sucesso.

No Brasil, segundo o Relatório Final da Pesquisa de Maturidade em  Gerência de Projetos, cerca de 10% das empresas pesquisadas  apresentam um nível que permite o domínio e otimização do trabalho.  Ainda há muito a se fazer no Brasil para que as organizações alcancem  um patamar competitivo no cenário mundial.

A Dynamica Consultoria oferece serviços na área de gestão de  projetos, sempre adequando sua  metodologia (baseada nos conceitos do PMI)  às necessidades e   requisitos do ambiente organizacional de seus clientes. Respeitando suas  normas, processos, métodos e cultura, garantimos uma visão  integrada e transparente de cada empresa, permitindo que ocorra uma passagem de conhecimento durante todo o projeto.

Os processos de mudanças afetam a todas as áreas das empresas: é preciso  saber a hora, em que sentido, com  quem e o que mudar (ou não mudar) nas pessoas. É preciso estar atento aos Relacionamentos. É preciso saber comunicar-se com a empresa.

Para qualquer mensagem se tornar comunicação, para gerir relacionamentos e públicos, as empresas precisam  ocupar-se deste tema de maneira organizada e planejada – tal como se ocupam de suas estratégias. Porque  as estratégias decididas somente se transformam em ações e resultados se  entendidas por todos, se comunicadas de maneira eficaz a  todos os públicos da empresa.

A Dynamica Consultoria apoia seus clientes para  tornar sua comunicação um recurso essencial e seu diferencial no mercado. Planejamos a  comunicação com seus públicos e seus relacionamentos de forma  estratégica e integrada, visando alcançar os resultados projetados de cada cliente.

Os significados das palavras não são necessariamente os mesmos para todas as pessoas. Nas discussões em grupo, as experiências de vida e necessidades individuais dos participantes tomam a frente nas análises e julgamentos que fazem e, consequentemente, em ações que se tornam muitas vezes automáticas. Em debates não é preciso eliminar nosso julgamento, mas podemos perceber que estamos julgando e nos apropriarmos dele como parte de nossa visão dos fatos. É possível perceber a variedade de pontos de vista dos interlocutores e criar diálogos mais produtivos e eficazes, escapando de posições rígidas e abrir espaço para novas possibilidades.

O trabalho de mediação de conflitos é necessário para apoiar indivíduos ou grupos que não conseguem mais lidar sozinhos com os temas que debatem: as partes estão com seu pensamento fixo numa solução; não visualizam alternativas, não conseguem lidar com as diferenças de abordagem e as tentativas de diálogo levam sempre aos mesmos discursos gerando impasses, resistências e improdutividade.

Entre vários recursos, a Dynamica Consultoria utiliza-se das técnicas de comunicação não violenta (CNV) de Marshall Rosemberg. Este modelo ajuda equipes e líderes a lidar com os processos de comunicação interpessoal, separando fatos de julgamentos, visando entender e respeitar os sentimentos e necessidades de cada um, o respeito às diferenças estimulando a sinergia dentro do grupo.

Pensando em projetos de mudanças, estas situações de conflito podem estar presentes entre diretores, dois departamentos, duas empresas, líderes e liderados. O trabalho de mediação pode ser percebido em um mapeamento de cultura, numa entrevista de stakeholders ou no desenrolar do tratamento de impactos organizacionais. Com entrevistas individuais e sessões em grupos, busca-se esclarecer os pontos de vista e encontrar soluções conjuntas, permitindo que os participantes possam agir de modo diferente em outras situações.

Para maiores esclarecimentos, a equipe de relacionamento comercial está disponível para atendimento diariamente. Escreva para dynamica@dynamicaconsultoria.com.br ou telefone: (11) 2532-8889.

Mudanças organizacionais são cada vez mais necessárias e frequentes. O entorno de uma empresa é quase diariamente sacudido por flutuações, transformações e inovações, o que exige um permanente estado de alerta, seja para proteger a continuidade da empresa, seja para aproveitar oportunidades que surgem. Assim, a Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) é cada vez mais necessária para as mudanças estratégicas, táticas e operacionais.

Cultura Organizacional é tudo aquilo que já está estabelecido, que virou rotina, regra de conduta, hábito coletivo. A Cultura Organizacional é, portanto, apenas “o nosso modo habitual de fazer as coisas por aqui”. Atualmente, a Cultura Organizacional tende a funcionar muito mais como um obstáculo do que um sustentáculo para as mudanças organizacionais, opondo-se aos 3 elementos-chave na gestão das empresas:

  1. A) as transformações no ambiente externo e que desafiam as empresas
  2. B) o ideário dos gestores, sua concepção de empresa “ideal” e que eles querem construir e
  3. C) a estratégia competitiva, as ações que a empresa está pondo em prática para manter-se viva.

Os 3 ingredientes estão logicamente associados: A à B à C, isto é, a estratégia (C) depende das crenças dos gestores (B), que são reações ao que eles veem acontecer lá fora, no mercado, no ambiente externo (A).

Mas a Cultura Organizacional tende a ser avessa às mudanças, ela sempre quer que tudo fique como está, emperrando a fluência do encaminhamento lógico A à B à C. Por quê? Porque a Cultura Organizacional:

distorce a visão que a empresa tem sobre A (o ambiente externo), cria resistência em todos os níveis a B (ao ideário dos gestores) e fragiliza a eficiência de C (a estratégia competitiva posta em prática).

Se a empresa não conseguir diagnosticar, compreender e neutralizar a Cultura Organizacional, ficará refém dela em qualquer mudança que pretenda implementar.

A Dynamica Consultoria dispõe de metodologia adequada para analisar o conjunto das crenças e comportamentos típicos de sua organização, avaliando as chances de colisão entre a cultura instalada e as expectativas dos seus gestores estratégicos. E identifica os riscos de essa cultura vir a tornar ineficazes as ações de mudança pretendidas pela organização.

Para mais esclarecimentos, a equipe de relacionamento comercial está disponível para atendimento diariamente. Escreva para dynamica@dynamicaconsultoria.com.br ou telefone: (11) 2532-8889.

A aplicação desse produto da metodologia Dynamica possibilita que sua organização tenha clareza através de indicadores que apontam a sua maturidade em um determinado processo de mudança organizacional.

Através da aplicação de pesquisas (quantitativa e qualitativa) e analise de resultados serão apresentadas recomendações e pontos para melhorias da sua prontidão organizacional.

O conjunto de práticas da metodologia Dynamica em condução de pesquisas em prontidão organizacional envolve os conceitos de preparação das lideranças, efetividade da comunicação e efetividade das capacitações, entre outros.

As etapas passam por análise da necessidade do que se busca, definição dos indicadores para prontidão, pesquisa customizada das necessidades da organização até o monitoramento, controle de adesão dos funcionários, análise dos resultados e apresentação final do diagnóstico de prontidão.

Sua organização contará com o apoio e experiência da Dynamica em todas as etapas do uso desse produto.

Na era do conhecimento, a gestão deste ativo é fundamental  para a correta condução dos negócios. Sem a  organização dos conhecimentos explícitos e tácitos, a empresa  perde sua capacidade de escolher e decidir os melhores  caminhos para seus objetivos.

Conhecimento é informação em ação. A Dynamica Consultoria desenvolveu uma sistemática de gestão  do conhecimento empresarial que permite, através de ações  coordenadas dos diversos ativos de conhecimento da empresa,  organizar e otimizar seu Capital Intelectual. Somente através da valorização do amplo conhecer e da  organização e uso de seus ativos intangíveis as empresas chegarão a resultados de longo prazo, concretizando a  sustentabilidade de seus negócios.

A Dynamica Consultoria considera essencial, para quaisquer profissionais, a formação em educação continuada. Nossas propostas de educação, treinamento e aperfeiçoamento profissionais seguem modelos técnicos e/ou motivacionais.

Veja em detalhes nossos programas de
cursos, palestras, workshops e treinamentos.

Aplicação de técnicas e métodos que visam apoiar os líderes das empresas na condução de suas equipes e melhor gestão para o alcance de suas metas e objetivos.

Dispomos de um módulo voltado à capacitação dos executivos nos processos de gerenciamento da mudança, pois acreditamos que este envolvimento e multiplicação direta dos principais executivos da companhia sejam condições essenciais para o sucesso da iniciativa.