Dynamica Consultoria abre o seminário Diálogos 2014 – conduzindo mudanças organizacionais

Palestras e debates reunem executivos de grandes empresas em torno dos principais temas de
Gestão de Mudanças Organizacionais.
Oficinas especiais e exposição completam o seminário.

Fotos: Airton Lopes

Durante a abertura do seminário Diálogos 2014, Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica Consultoria, falou sobre importância da gestão de mudanças organizacionais – GMO e de toda metodologia utilizada pela empresa.

Na sequência, Luiz Stevanato, sócio-proprietário da S2A Consultoria e Pesquisa e Professor na FIA – PROCED, apresentou: “Como abordar o tema mudança em uma época de superficialidade programada?”. Durante a palestra, Stevanato alertou sobre a necessidade de compreender a cultura das empresas. “Para entender a cultura é necessário ir além do óbvio, além das aparências. Observar o que é realmente feito e aquilo que é declarado. Por se tratar de um tema muito complicado, nem sempre durante a mudança é necessário mudar-se a cultura”, lembrou o professor.

Stevanato lembrou dados da pesquisa feita pela Strategy+Business em 2013, na qual 84% dos executivos acreditam que a cultura é um fator crítico para o sucesso dos negócios. Por sua vez, 48% acreditam que faltam competências para sustentar as mudanças.

Mesa redonda ressalta o papel de líderes e patrocinadores da mudança


ALF 3694
Da esquerda para a direita: Prof.Dr.Luiz A.Stevanato, Alberto Wagner Teixeira Campos e José Ricardo Amaro (conheça os palestrantes).

José Ricardo Amaro, Diretor de RH da Edenred Brasil, iniciou as apresentações citando o caso de sucesso da Fusão e Aquisição das empresas BR Turbo, iBest e IG, dando origem a IG. Após a fusão, houve a necessidade de a companhia ficar atenta às questões pessoais e decisões familiares, pois durante esse processo aconteceria a migração dos funcionários de Brasília para São Paulo. Por isso, a fim de garantir a continuidade do processo, houve a criação de um programa de recolocação dos cônjuges com a proposta de estabilizar todas as mudanças na vida de cada profissional que estava sendo avaliado. O processo foi concluído da melhor forma possível utilizando uma estrutura muito mais eficiente (duração de cerca de dois a três meses) com o principal interesse de dar andamento à gestão de conhecimento.

Na Edenred, Amaro é responsável pela transformação e reposicionamento comercial da empresa, o que demanda novos padrões e procedimentos envolvendo toda a operação e suas lideranças.

Para Alberto Wagner Teixeira, Diretor de TI do Grupo Localiza, o principal problema da tecnologia são as pessoas, pois quando a solução é criada, muitas vezes as pessoas permanecem na zona de conforto. “É de extrema importância levar em conta a cultura de cada país, sendo necessário lidar com relações entre as pessoas durante as mudanças organizacionais”, comentou o executivo. Diante de seu conhecimento, Alberto criou as salas de produtividade, um modo alternativo e descontraído para a inovação e o desenvolvimento das atividades.

ALF 3714Dando continuidade à apresentação de cases, Gilvan Righetti (foto), terapeuta em alinhamento emocional e Coach de executivos, explicou que o desenvolvimento dos negócios estão atrelados aos produtos e serviços oferecidos pelas companhias, mas que para alcançar a meta, as pessoas são quem realmente fazem a diferença. O executivo disse ainda ter aprendido que oportunidades não podem ser ignoradas, todas devem ser avaliadas e analisadas para que se possa avançar. “Sempre valerá de experiência.”, comentou.

Quando convidado para trabalhar na Odebrecht da Líbia, Gilvan identificou uma oportunidade de ampliar seu conhecimento cultural e a analisou como um desafio. Já na Wurth, empresa automotiva alemã, seu grande desafio era a rotatividade dos vendedores. Após identificar qual era a mudança necessária, o executivo reportou aos patrocinadores, os quais o apoiaram e oficializaram a transformação.

Painel Integrando Metodologias para conduzir Mudanças
O painel foi aberto com a apresentação dos processos de gestão em uma empresa em transformação: Gestão da Prontidão Organizacional; Gestão da Transição; Gestão do Conhecimento; Gestão das Pessoas e Gestão da Comunicação. Na abertura, Lyrian Faria apontou os principais desafios das organizações para enfrentar as etapas necessárias para governança, além de ressaltar a metodologia usada pela Dynamica Consultoria.

Durante o painel, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as experiências vividas na SERASA Experian, apresentadas pela gerente do PPMO (Project and Process Management Office) da empresa, Alessandra Rodrigues, e na EPHROM Business Transformation, por Fernando Barros de Sá, especialista em projetos e inovação.

ALF 3996ALF 4079
Alessandra Rodrigues e Fernando Barros de Sá (conheça os palestrantes).
Em sua apresentação, Alessandra ressaltou o desafio diário para dar andamento aos processos, na qual toda a execução está alinhada à transformação organizacional, à liderança formal & situacional, ao envolvimento de várias pessoas e ao relacionamento interpessoal, além da gestão de conflitos.

A executiva menciona que é necessário ser “fit” ao momento de organização, pois no SERASA Experian o lema é Juntos e Misturados, no qual todos são especialistas, mas estão direta e indiretamente envolvidos com todas as questões da área. Atualmente, a empresa conta com o plano de estratégia para os próximos três anos com detalhes da execução e gestão de resultados. Alessandra afirma que lidar com as transformações organizacionais é um dos grandes desafios encontrados desde 2007 quando a empresa foi adquirida pela Experian e as mudanças foram iniciadas.

Já Fernando Barros de Sá abordou a metodologia e o processo da ferramenta TalkProcess. Trata-se de uma solução especializada e de alto valor técnico-metodológico, voltada para o levantamento, desenho e melhoria colaborativa de processos de negócios. A solução é premiada e reconhecida por sua capacidade de impactar nos projetos de desenvolvimento organizacional. Durante a apresentação, Fernando também ficou à disposição dos palestrantes para tirar dúvidas sobre a plataforma.

ALF 3684 ALF 3710 ALF 3771

Mudanças com bom humor
ALF 3954 ALF 3955

O ilustrador e cartunista Sizenando, colaborador da área de comunicação da Dynamica Consultoria, repetiu a experiência iniciada na 1ª edição dos Diálogos expondo seus desenhos de humor criados a partir dos temas das apresentações e discussões realizadas durante os Painéis Temáticos. Sizenando destaca que a experiência é estimulante: “a ideia é sintetizar os conceitos em discussão e o desenho de humor permite abrir novos angulos sobre os assuntos tratados. E a receptividade dos participantes do seminário é muito positiva”, afirma o cartunista. Visite agora no site Dynamica a página de cartuns Dynamica do riso.

Oficinas para mudanças

Os participantes tiveram a oportunidade de escolher entre as três oficinas oferecidas pela Dynamica Consultoria.

Jogando com Novas Estratégias, por Flávio Tavares, sócio-presidente da Imperium Logística, ofereceu aos participantes um jogo de xadrez em grupo, utilizado para falar sobre mudanças no ambiente corporativo, suas estratégias e oportunidades. Para Grácia Anacleto, Coordenadora de GMO da Pernambucanas, foi uma excelente oportunidade participar da oficina, além de ver e absorver a importância dos conceitos de forma lúdica.

Já a oficina Brincando com Conceitos, liderada por D’arcy Dorman (pesquisador visitante do CNPq), exercitou e praticou o questionamento das ideias disponíveis, recriando conceitos e renovando concepções através das técnicas de Action Learning.

Traduzindo proposições, conduzida por Nany di Lima, Psicóloga, Diretora de Teatro e Consultora de RH, fez com que os participantes desenvolvessem uma atividade em grupo, em que tiveram a oportunidade de entender o tempo certo de falar, de se tornar ouvinte e de lidar com suas atividades.

ALF 3936
ALF 3836
ALF 3845

Leia a matéria sobre o segundo dia do seminário aqui.
Veja a programação detalhada do seminário aqui.
Visite o hotsite de Diálogos 2014 por aqui.
Visite o hotsite de Diálogos 2013 por aqui.

Diálogos 2014 – Conduzindo Mudanças Organizacionais

17 e 18 de setembro
Horário: 09:00 às 18:00h
Local: Hotel Transamérica Prime International Plaza – Salas Américas
Alameda Santos, 981 – Jardim Paulista – São Paulo – SP