Artigos

 
 
 
 
 

Liderança: fator de sucesso na Gestão de Mudanças(*)

 

ilustralideranca2017bIlustração: Sizenando

 

A Dynamica Consultoria vem amadurecendo seus padrões de atuação, um esforço na formulação de projetos, cursos e modelos próprios de seminários e debates buscando os melhores caminhos a percorrer na condução de processos de mudanças nas organizações. Não é diferente sua participação como patrocinadora de eventos do mercado: coerentemente, a consultoria vem apoiando seminários e conferências que contribuem para a atualização dos temas essenciais às empresas e fundamentais para a condução da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Entre esses temas ressalta-se o do papel das Lideranças nas organizações que centralizou as discussões em recente patrocínio da consultoria: "Liderança - os desafios de gerir pessoas", realização da AMCHAM-SP (26/4/2017). Naquele evento a palestrante Fátima Marques (Diretora regional da América Latina da Korn Ferry Hay Group) apresentou pesquisa realizada em 2015 por sua instituição registrando as expectativas dos profissionais quanto à atuação das lideranças nas organizações - matéria sobre o evento e detalhes da pesquisa aqui.

Nos 10 anos de atividades que a consultoria comemora em junho de 2017, o papel das lideranças nas organizações é elemento constante em seus projetos. É da Dynamica a iniciativa no mercado de buscar, entre os profissionais das empresas brasileiras, informações para uma melhor compreensão e conceituação dos temas relacionados à Gestão de Mudanças Organizacionais. Criou em 2012 a PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais nas Empresas, com mais 2 edições em 2013 e 2015. A edição de 2015 tem um bloco comparando os dados colhidos nas 3 edições sobre os diversos tópicos e, entre eles, o tema da Liderança. Ainda que tenham padrões diferentes de modelagem, aplicação e aferição, vamos comparar algumas informações colhidas pela pesquisa do Korn Ferry Hay Group com os dados colhidos pela PNM-GMO. Os resultados são complementares e contribuem para clarear o significado das Lideranças para as organizações e seus colaboradores.

Tabela IDe acordo com a Tabela I (clique na imagem para ampliar), os profissionais pesquisados pela Korn Ferry Hay Group, quando apontam as competências necessárias aos líderes para conduzir com sucesso as mudanças em suas organizações, convergem para: agilidade e flexibilidade para serem bons ouvintes e abertos a novas ideias. Isso significa que estarão aptos a inspirar as pessoas. Na pesquisa, tanto o conjunto de respondentes da América Latina quanto o do Brasil “empatam” em 55% admitindo que “de certa forma sim” seus líderes correspondem à listagem de competências. Apenas 19% dos latino-americanos responderam “definitivamente sim” - os brasileiros responderam a este quesito em 16%.


Tabela I - Fonte: Korn Ferry (©2016)

Tabela IINa sequência, a Tabela II (clique na imagem para ampliar) apresenta as competências indicadas pelos respondentes a serem incorporadas pelos profissionais para lidar com a Gestão de Mudanças Organizacionais. Os dados são da edição de 2015 da PNM-GMO.





Tabela II - Fonte: 3ª PNM-GMO - Dynamica Consultoria (©2015)

No que se refere à busca por melhor formação de lideranças, os dados das 2 pesquisas também são similares. Na Tabela III (clique na imagem para ampliar), no quesito “principais prioridades no desenvolvimento de lideranças” da pesquisa Korn Ferry Hay Group, destacaram-se as opções “desenvolver líderes que levem a mudanças estratégicas” e “preencher as lacunas na cadeia de talentos para lideranças”.

O resultado obtido pela Korn Ferry, de 2016, combina com a Tabela IV (clique na imagem para ampliar), um comparativo entre os dados levantados entre 2012 e 2015. Na chamada “Escala da Maturidade das Lideranças observa-se uma evolução, ainda que pequena, na avaliação da “conscientização” e “sensibilização” das lideranças quanto a seu papel frente a mudanças organizacionais.

Tabela III    Tabela IV
Tabela III - Fonte: Korn Ferry (©2016)                                                            Tabela IV - Fonte: 3ª PNM-GMO - Dynamica Consultoria (©2015)

Enquanto a pesquisa Korn Ferry Hay Group mostra a expectativa dos profissionais entrevistados quanto à melhora do desempenho das lideranças frente a mudanças, a pesquisa da Dynamica Consultoria aponta a avaliação dos respondentes quanto ao comportamento e desempenho das lideranças avaliadas.
Desde o início de suas atividades, a Dynamica Consultoria vem modelando seus parâmetros de Gestão de Mudanças Organizacionais de acordo com os perfis culturais das organizações e a variedade de suas características. A compreensão da cultura organizacional auxilia na identificação dos caminhos a percorrer durante a implantação de processos de mudanças - com a visualização do cenário de inserção da liderança e as formas para conduzir e se comprometer com a sustentação dos processos de mudanças nas empresas.

Os dados coletados confirmam a necessidade das organizações incorporarem os instrumentos de GMO em suas estratégias.

O compromisso da Dynamica Consultoria é com a convergência de informações e sua difusão. Conheça em detalhes os resultados das 3 edições da Pesquisa Nacional sobre GMO e as empresas brasileiras - saiba mais sobre a importância da GMO e solicite o envio das edições da pesquisa de seu interesse seguindo este link.

Sobre Liderança, siga o link:
Artigo de Lyrian Faria: O papel da liderança na gestão de mudanças organizacionais


Acesse aqui todos os artigos publicados


Conheça aqui todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria


Para mais informações sobre a atuação da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

______________________________________________

(*) Dynamica Consultoria - maio 2017
Entre em contato e comente este artigo. Escreva para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br

arrow Left

 

 

 

 

Clientes

Parceiros

Desde 201087125