Artigos

 
 
 
 
 

Tecnologia a favor dos negócios e das pessoas       Lyrian Faria(*)

 

ilustramateriatecnologia
Ilustração: Sizenando

As inovações tecnológicas vêm imprimindo mudanças às relações comerciais de tal forma que o mercado tem se reorganizado nos últimos 30 anos mais rapidamente do que em qualquer outro momento da história. As áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação tornaram-se mais sofisticadas, abrangentes e influentes. Bastam 2 exemplos: o e-commerce e o conceito de omnicanal. Assim, aquelas áreas não são mais apenas um departamento ou uma seção de uma empresa: TIC é um amplo espaço congregando recursos técnicos e conceituais.


"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente.
Quem sobrevive é o mais disposto à mudança"
(Charles Darwin)


Nas empresas não há mais espaço para ações departamentais isoladas ou o exercício profissional qualificado sem a compreensão do funcionamento e objetivos do todo corporativo.

Fatores políticos e socioculturais mesclam-se em constante mudança, seja por ruptura ou acomodação, com a cultura organizacional moldando-se conforme movimenta-se a vida social e econômica. A cultura de uma empresa, de acordo com suas estratégias de atuação, tende a também influenciar o meio em que opera. O grau de solidez da cultura organizacional é um fator essencial para realizar, com maior ou menor sucesso, o relacionamento entre a empresa e seu público consumidor.


ilustratecnologia1

Sobre cultura organizacional, vale a pena conhecer as reflexões de
Maria Aparecida Prazeres Napoli no artigo
"Sustentabilidade, cultura organizacional e diálogo com stakeholders".
Publicamos o texto neste site em 04 de agosto de 2016. Leia aqui.


A Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) tem contribuído com suas disciplinas na a melhor percepção do momento para implementar mudanças, quais mudanças e de que forma. A GMO auxilia na incorporação das atividades em TIC como um conjunto de ações interligadas de caráter estratégico. Cria-se um espaço de reflexão nas organizações, permitindo ambientes interativos e mais construtivos, com áreas diversas articulando estratégias sólidas de competitividade. Os recursos de GMO devem ser delineados e implementados de acordo com os padrões da cultura interna de cada organização. A compreensão dessa cultura auxilia a identificação dos caminhos a percorrer durante a implantação de processos de mudanças - com a visualização do cenário de inserção da liderança e as formas para conduzir e se comprometer com a sustentação dos processos de mudanças nas empresas.


liderancainicialRecentemente a Dynamica Consultoria patrocinou evento da AMCHAM-SP discutindo o tema "Liderança - o desafio de gerir pessoas" (26.4.17) e em seguida publicou o artigo "Liderança: fator de sucesso na Gestão de Mudanças" (maio/2017). Siga os links para a cobertura do evento e a página do texto:
"Liderança - o desafio de gerir pessoas"
"Liderança: fator de sucesso na Gestão de Mudanças"


Compreender e incorporar mudanças tecnológicas exige uma renovação da cultura organizacional e, por conseguinte, atualizar o papel social e as responsabilidades das empresas no mercado. Assim, são necessários novos modelos de gestão de pessoas. As organizações consolidam posição no mercado considerando as pessoas no centro de suas estratégias, conhecendo seus padrões, formação, seus interesses. E buscam profissionais com formação diversificada, com experiência ampliada de acordo com as oportunidades do mercado. As organizações mais avançadas estimulam a formação contínua desses colaboradores, fortalecendo seu entendimento do perfil, cultura e objetivos da estrutura de que fazem parte. As especialidades profissionais evoluem - até mesmo com a eliminação de algumas delas - mas sabendo-se cooperativas e integradas. Eis o terreno para o efetivo trabalho em equipe, propiciando o "foco no cliente e do cliente".


ilustratecnologia2Em 20.6.17 a Dynamica patrocinou discussão sobre a área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O encontro com palestras da AMCHAM-SP girou em torno do tema "Formação de pessoas na área de TI". Cobertura do evento aqui.




Aperfeiçoar o trabalho com T.I. depende de investimentos altos tanto em recursos tecnológicos quanto em formação constante dos profissionais nas organizações. Uma cultura corporativa renovável, aberta à evolução que se observa no mercado quanto às formas hierárquicas e o relacionamento interdepartamental das organizações. Com lideranças comprometidas com o engajamento de suas equipes na sustentação das mudanças e o foco em manter as pessoas no centro das ações corporativas.


Acesse aqui todos os artigos publicados


Conheça aqui todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria


Para mais informações sobre a atuação da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889


Entre em contato e comente este artigo. Escreva para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br

______________________________________________
(*) Lyrian Faria é sócia-diretora da Dynamica Consultoria - dezembro/2017
Colaborou Sizenando Alves Silveira. Esta é uma versão ampliada do artigo divulgado originalmente através do concurso "Prêmio Artigo de SUCESU-RS 2017" (novembro), realização da SucesuRS-Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul.
Conheça o texto original e os demais selecionados, siga este link.

arrow Left

 

 

 

 

Clientes

Parceiros

Desde 2010112243