Notícias

 
 
 

   Pex Week Brasil 2013

 
 
 

A realização do IQPC - Brasil permite a discussão de temas importantes relacionados à Gestão por Processos e contou com o apoio da Dynamica Consultoria.  Destacou-se a palestra de Mário Fonseca, um de seus sócios-diretores.

 
Entre os dias 28 e 31 de janeiro, nas instalações do São Paulo Center, foram discutidos casos relacionados aos principais temas da Gestão por Processos: o papel das lideranças corporativas, o valor estratégico dos melhores modelos de terceirização para as empresas, cadeias de valor e cultura empresarial entre outros.


Os temas em discussão
 

mariopex 

Mário Fonseca - Foto: Dynamica Consultoria

Algumas discussões indicaram que a avaliação sistemática de processos e as ferramentas de automação do fluxo de informações garantem eficiência operacional e a resultante melhoria na qualidade de serviços - superando os cenários de processos personalizados “cliente a cliente”, com regras individualizadas e diversos canais de relacionamento o que sempre gera encarecimento dos processos.

Respeitando-se a cultura da instituição, sua cadeia de valores, é possível uma estruturação de processos alinhados às estratégias da empresa e que contribuam para a conquista dos resultados esperados. É preciso criar um mapa estratégico de forma a realinhar expectativas e objetivos e então iniciar o trabalho de gestão por processos. O trabalho se consolida com a transparência na programação de controles e a disseminação das informações resultantes.

Fatores como logística e transportes foram realçados como itens essenciais na implantação de gestão por processos. O papel do cliente não foi esquecido, como elemento a contribuir na agregação de valor aos negócios - empresa automobilística deu exemplos de como as reclamações dos consumidores estimulam a melhoria da produção de veículos.

Finalmente, a concordância unânime quanto ao papel de cada gestor de negócios diante dos desafios de governança e empenho no patrocínio da gestão por processos.


A Dynamica no PEX

Estiveram presentes no encontro Fátima Caselli e Maria Teresa Paganini, consultoras da Dynamica. Para elas as análises durante o evento confirmam a importância do conceito de Gestão de Mudanças Organizacionais. “O papel da GMO ganha destaque se observarmos, por exemplo, como é conduzido usualmente um modelo de terceirização”, diz Fátima. “Muitas empresas ainda perdem dinheiro com terceirizações inadequadas, porque não percebem que é preciso definir o que esperam de resultado com a terceirização. Fixar um modelo de terceirização tem valor estratégico e depende de uma cadeia de valores amadurecida dentro de cada empresa”.

Maria Teresa Paganini aponta o destaque dado durante o evento ao papel da liderança empresarial na gestão por processos. “Foram reforçados os fatores essenciais para o exercício da liderança: agente transformador, ela mesma se transforma na condução dos processos e garantindo sua sustentação”. Maria Teresa completa: “coerência e comprometimento fortalecem as lideranças, especialmente se atentas à importância das pessoas, seus valores, experiência e sentimentos. É a garantia para refrear a ansiedade e a resistência a uma política de mudanças”.


A palestra de Mário Fonseca

Merece destaque a boa receptividade dos participantes à palestra proferida por Mário Fonseca, sócio-diretor da Dynamica Consultoria. No dia 28, primeiro dia do PEX Week Brasil 2012, Fonseca conduziu discussões a partir do tema “Redesenho de Processos: pensando em novos paradigmas”.

Para Mário Fonseca, ao estabelecermos novos processos é necessário aproveitar a oportunidade e questionar os paradigmas de gestão que estejam há muito em uso. É comum as empresas fazerem pequenas variações em torno de soluções que em verdade são arcaicas. Além disso, Mário enfatiza que “padrões e métodos de ação perdem a eficácia se as pessoas não compreendem bem as teorias que os sustentam”.

Na palestra, Mário mostrou que empresas não são eternas e que os mesmos elementos culturais responsáveis pelo seu sucesso podem causar sua derrocada. E, embora fundamentais, processos inibem inovações e é preciso esforço para ver as oportunidades e ser criativo. Tendo em vista que cultura é propriedade de um grupo, e que é preciso levar em conta a individualidade de seus integrantes, é possível buscar os meios para vencer a natural resistência a mudanças. Gestão de Mudanças é mais do que fazer atividades de team building e comunicação.


Detalhes sobre a programação do PEX Week Brasil 2013 no site IQPC-Brasil.

 

PEX Week Brasil 2013


Realização: IQPC-Brasil     Apoio: Dynamica Consultoria
28 a 31 de janeiro de 2013


“Redesenho de processos: pensando em novos paradigmas”
Palestra de Mário Fonseca, sócio-diretor da Dynamica Consultoria


Dia 28 de janeiro - 10:30h.
Local: São Paulo Center - Av. Lineu de Paula Machado, 1088 - São Paulo - SP

 
 
arrow Left

Clientes

Parceiros

Desde 2010123455