Notícias

 

1º Summit ISACA-SP tem patrocínio Dynamica

Evento realizado no Centro Universitário SENAC trata de governança de TI aliada à GMO.
Fotos: Dynamica Consultoria

Ontem (19/4) realizou-se o 1º Summit ISACA-SP: Governança de TI & Gestão de Mudança Organizacional, no Auditório do Centro Universitário SENAC, zona sul da capital paulista. Mais um patrocínio de sucesso da Dynamica Consultoria.
1osummitisacasp2O encontro teve cerca de 70 participantes, entre estudantes dos núcleos SENAC e representantes de consultorias e empresas, tais como: Unilever, Banco Credit Suisse, Embratel, Wheaton Brasil, Avianca, Copersucar, Eurofarma, SBT, Lojas Riachuelo, Pepsico, Lojas Marisa, CPFL Energia, BM&FBovespa, IBM, Chubb Seguros, Metro de São Paulo, Audi do Brasil, Brasil Kirin, Duratex e Banco Santander.

Além de Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica, marcaram presença Renato Borba, Orlando Tuzzollo e Olympio Neto. Carlos Guerra (Diretor de relacionamento com o mercado da ISACA-SP) coordenou as discussões do evento que contou com intervenções de André Pitkowski (presidente da ISACA-SP e vice-presidente internacional da ISACA). O Summit também se destacou por oferecer o "ingresso social": para participar, os interessados levaram 2kg de alimentos não perecíveis. Os produtos coletados foram doados à Associação Amigos do Bem.
Governança de TI e seus temas essenciais
Os temas pertinentes à Tecnologia de Informação foram agrupados em painel, seguido de palestra de Lyrian Faria abordando os relacionados à Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Complementando as palestras, discussões e perguntas entre os presentes (ao final da página, o programa do evento).
André Pitkowski destacou a atualidade da ligação entre temas de GMO e TI, além de reforçar as características e objetivos do 1º Summit, informando que os realizadores ampliarão a iniciativa, buscando não só reforçar a parceria com o SENAC mas buscar novas realizações com outras universidades do país. Vale lembrar que a ISACA-SP apoiou, oficialmente, o seminário Diálogos 2015, iniciativa da Dynamica Consultoria. Quanto à importância da GMO da perspectiva dos especialistas em Tecnologia da Informação, leiam-se as entrevistas de Pitkowski e Paulo Pagliusi (vice-presidente da ISACA - Rio de Janeiro) publicadas neste site, na seção "Com a Palavra..."

carlosguerraandrerenatoborbaorlandotuzzolloolympioneto
Da esquerda para direita: Carlos Guerra, André Pitkowski, Renato Borba, Orlando Tuzzollo e Olympio Neto

Renato Borba apresentou "A importância da Cibersegurança". Segundo ele, é preciso conhecer toda a infraestrutura da empresa e interdependência de todos os seus sistemas. Destacando a questão de mudança organizacional, chamou a atenção para a necessidade de identificar o impacto de mudanças para o negócio, tendo em vista a aplicação de governança de TI. E Borba questionou: "qual a política de sua companhia? Qual é o nível de aceitação de riscos de sua companhia? Ela aceita não ter um mapeamento bem realizado e, no momento de um ataque [cibernético] a gente comece a correr atrás de resolver o problema? Ou não: ela prefere trabalhar de uma maneira mais preventiva e, dessa forma, reconhecer as situações mais possíveis a enfrentar".
summitisaca4A "Segurança da informação em instituições financeiras" foi o tema tratado por Orlando Tuzzollo. Ele reforçou a necessidade de alinhamento estratégico entre governança de TI e projeção de atuação das organizações. Destacou a necessidade de ação consultiva e, portanto, com base crítica e independência para a análise. Tuzzollo também tratou da importância em disseminar a definição da política de governança de TI e seus procedimentos, estimulando o que chamou de "aculturação", isto é, a compreensão e adaptação de todos os envolvidos com as novas informações e procedimentos. Governança de TI depende de renovação da cultura organizacional.Governança de TI e a visão do negócio ficou a cargo de Olympio Neto. Sua intervenção destacou a necessidade de manter o foco no cliente, o alinhamento com suas necessidades na organização da "arquitetura da informação", apoiando com qualidade a prestação de serviços. Governança de TI, assim, depende de monitoramento constante, com a ação de profissionais de perfil em conformidade com os processos mais adequados.

Gestão de Mudanças: por que?
1osummitisacasp1Concluído o painel com os temas de TI, Lyrian Faria (foto) palestrou sobre o tema "Porque trabalhar as disciplinas de GMO em governança de TI".
Apresentados os pilares e as bases conceituais do trabalho com GMO, Faria tratou da importância da GMO para lidar com a governança de TI. Provocando o auditório com a afirmação "este é um painel interativo... eu pergunto: quais são os desafios que a gente vê nas organizações hoje em dia?" Engajamento e comunicação foram as respostas dos presentes. Elementos essenciais porque, segundo Lyrian, as pessoas e sua interação são a base mais sólida para permitir o sucesso da implantação de um projeto de governança de TI. O que implica em mudança e uma estratégia para a conjunção de ações da área de governança de TI com a estrutura da empresa - demandando a gestão de mudanças organizacionais.

 

O encontro foi encerrado com a divulgação das atividades da ISACA: objetivos, serviços, convênios e benefícios estendidos a seus associados. O 1º Summit ISACA-SP também se constitui em primeira parceria com o SENAC, iniciativa que a ISACA-SP pretende ampliar, tendo como preocupação oferecer instrumentos para a formação de estudantes ou jovens profissionais.

Depoimentos
Agradeço a oportunidade de participar do evento e parabenizo a todos os envolvidos na organização e condução. Gostaria que outros capítulos fossem realizados no Campus para que pudesse entender melhor o trabalho da ISACA e avaliar a importancia de ser um associado. Um especial agradecimento ao palestrante Renato Borba que divulgou o evento durante suas aulas na Pós (Weslly Akatsuka, SENAC-SP).
Agradeço pela oportunidade em participar do evento. É um diferencial este tipo de evento e promove a integração e o apoio à causa (André P.Bongiovani, Bemis Company).

summitisaca5Em poucas horas pude ter um conhecimento macro dos temas abordados, de forma clara e motivadora. Parabenizo a condução do evento realizada pelo moderador e aos palestrantes que se propuseram a fornecer um pouco dos seus conhecimentos de forma objetiva e clara (Cintia de Amorim, Capgemini).

 

Evento diferenciado que permite a troca de experiências dos profissionais com alto valor prático para as organizações. Excelente iniciativa (Ricardo Santucci, Audi do Brasil).
Excelente evento: os assuntos abordados, a organização impecável, as palestras e palestrantes muito dinâmicos e passou com clareza aquilo que pretendia. A minha "caixa de conhecimento" está hoje um pouco mais preenchida, agradeço a toda organização (Valdemir Santos, SENAC-Taboão da Serra).
Parabéns pelo evento, acredito que será uma porta para novas oportunidades no âmbito organizacional (Lucia Castro, Wheaton Brasil Vidros S.A.).
Sou consultora de GMO e achei incrível a abordagem desta área em um evento "tecnológico". Ótima [abordagem sobre] "pessoas" [referindo-se à palestra de Lyrian Faria], jamais podem ser esquecidas pelas organizações e lideranças. Parabenizo a todos os envolvidos e fico grata por participar deste primeiro evento (Karine Borges).

summitisaca7summitisaca6summitisaca1summitisaca3

Iniciativas como esta estão em sintonia com as preocupações e objetivos da Dynamica Consultoria e combinam com sua palavra de ordem "convergindo conhecimento": os projetos e ações de mercado da consultoria cada vez mais contribuem para o aperfeiçoamento profissional de estudantes e executivos, para a renovação da cultura organizacional das empresas e a incorporação, em seus negócios, do valor dos conceitos e pilares da Gestão de Mudanças Organizacionais. Para receber cópia da apresentação de Lyrian Faria, envie para a Dynamica Consultoria os seguintes dados: nome completo, empresa e cargo, contato telefônico (pessoal ou corporativo) e email corporativo. Para enviar os dados e solicitação, clique neste link.

Visite o site oficial do evento aqui.

Conheça outros eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria:
Semana do Empresário - PUCJr.
Coffee.net
Workshop "Alto desempenho na melhoria de processos"

Para mais informações sobre cursos, workshops, eventos e projetos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889


1º SUMMIT – ISACA-SP
Governança de TI & Gestão de Mudança Organizacional
19 de abril de 2016 - 8h00 às 12h00
Programação
08h00 – Chegada/Credenciamento/Welcome Coffee
08h30 – Abertura do evento
08h40 – A atualidade do tema “Importância de GMO e Governança de TI” para as organizações e as novidades da ISACA. André Pitkowski
09h00 – Painel de Governança da Segurança da Informação – Carlos Guerra
A importância da Cybersegurança – Renato Borba
A segurança da informação em instituições financeiras – Orlando Tuzzollo
Governança de TI para as Empresas – Olympio Neto
10h15 – Porque trabalhar as disciplinas de GMO em processos de Governança de TI – Dynamica Consultoria – Lyrian Faria
11h00 – Encerramento - Networking e café de confraternização

Local: Centro Universitário Senac - Centro de Convenções
Campus Santo Amaro - Av. Eng.Eusébio Stevaux, 823 - São Paulo - SP
Realização: ISACA - SP
Patrocínio: Dynamica Consultoria
Coordenação: MD Soluções


arrow Left

Clientes

Parceiros

Desde 2010116358