Notícias

 

 

Dynamica patrocina Fórum sobre Liderança

Fórum "Liderança para transformação dos negócios" é realização da AMCHAM-SP.
Evento reúne executivos brasileiros e destaque é a participação do Prof. Dave Ulrich.

Fotos: AMCHAM-SP

Realizado no dia 8 de junho pela AMCHAM-SP, o Fórum "Liderança para transformação dos negócios" contou com o patrocínio da Dynamica Consultoria. Cerca de 500 participantes acompanharam, na sede da instituição, a palestra do Prof.Dave Ulrich e os painelistas: Julio Zaguini (Google Brasil), Rodrigo Santos (Monsanto Brasil) e João Carlos Brega (Whirlpool Latin America). Para a Dynamica Consultoria as discussões no fórum reforçam a importância estratégica dos conceitos de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO).

forumulrichforum juliozaguiniforum rodrigosantosforum joaocbrega
A partir da esquerda: Prof. Dave Ulrich, Julio Zaguini, Rodrigo Santos e João Carlos Brega

O convidado especial, Prof. Dave Ulrich, leciona na Ross School of Business (Universidade de Michigan). Formado pela Brigham Young University, completou seu doutorado em Business Administration pela UCLA, na Califórnia. Autor de 25 best sellers, entre eles "A marca da Liderança" e "Sustentabilidade da Liderança", é sócio-fundador da empresa de consultoria The RBL Group. Obteve as seguintes premiações: pela revista Fast Company como um dos 10 pensadores mais inovadores; escolhido pela Businessweek como o mais importante especialista em Management e indicado pela Forbes Magazine como um dos maiores Business Coaches do mundo.

Um mundo em mudança
amchamdaveulrichA 1ª parte contou com palestra do Prof. Dave Ulrich, que abordou os principais desafios para a formação de lideranças atentas a um mundo em transformação constante. As lideranças precisam renovar suas ações para compreender e lidar com novos comportamentos: como "eu" posso mudar? como a minha empresa deve mudar? Ulrich deu ênfase à importância da compreensão da cultura organizacional. Diz êle: "a cultura não é como sou, é como o cliente me vê". Apontando, assim, que um processo de mudanças para uma organização deve ser encarado e conduzido de fora para dentro.
Ao final da palestra, o Prof. Dave Ulrich respondeu à platéia, que questionou sobre as dificuldades e resistências internas às mudanças organizacionais; sobre o papel da área de Recursos Humanos e como lidar com fatores domésticos eventualmente em oposição aos fatores universais. Para o especialista, a liderança conquista o engajamento de toda uma organização com as mudanças trabalhando com clareza as informações e os procedimentos de comunicação. Liderança com sustentabilidade trabalha com 3 pilares básicos da dinâmica social: mudanças tecnológicas, políticas e culturais. Para mais detalhes sobre a apresentação do Prof. Ulrich, siga o link.

Convergência de análises
amchamjuliozaguiniamchamrodrigosantosamchamjoaocarlosbrega
Na 2ª parte do evento, com a moderação do Prof.Ulrich, os executivos apresentaram suas análises sobre o papel das lideranças na atualidade. Ainda que representando setores produtivos distintos, os palestrantes mostraram convergência de opiniões.

Para Julio Zaguini, diretor de relacionamento com agências do Google Brasil, é preciso pensar de que forma a tecnologia e a rapidez de seus avanços nos permite enfrentar a crise atual - referindo-se à combinação de fatores como inflação, alta de juros etc. Como os executivos podem lidar com a chamada volatilidade dos fatores sócio-econômicos versus previsibilidade, isto é, a capacidade de formular projeções e estruturar um planejamento da atuação das organizações. É comum, em tempos de crise, a primeira ação de uma empresa é o corte de pessoal, por exemplo. Mas para Zaguini é preciso repensar as formas das relações humanas e as corporações atentarem para sua renovação cultural - de fora para dentro. E que as lideranças estimulem mudanças de dentro para fora, buscando novo jeito de fazer negócios. Para o executivo somente a criatividade pode alimentar a inovação empresarial. E isso significa consolidar lideranças atentas à renovação tecnológica e à renovação constante da demanda por informação e conhecimento. Segundo ele, "do total de consultas no Google, 25% consiste de novos assuntos!".

Rodrigo Santos, presidente da Monsanto do Brasil, também abordou a revolução tecnológica. A chamada green revolution, envolvendo o aperfeiçoamento tecnológico constante do agronegócio, seja na esfera da produção, seja na logística ou, e principalmente, atuando tendo em vista as demandas sociais por alimentação. Assim, o desafio para a formação de lideranças com ações consistentes, é não só o atendimento a demandas imediatas de mercado, mas desenvolver a capacidade de antecipar, planejar e não só adequar-se à transformação digital que atingiu a agroindústria mas antecipar e formular mudanças a médio e longo prazos.

O presidente da Whirlpool para a América Latina, João Carlos Brega, fez a exposição final. Segundo ele, volatilidade do mercado e pressões políticas são parte do jogo. Destacou 2 pontos essenciais para a atuação do líder: respeitar regras é fundamental e a liderança deve ser 100% ligada à equipe. Quando há mudanças em andamento, o líder tem que estar atento a isso, é natural haver falhas e a ideia de meritocracia não pode se apoiar em punir as falhas, mas aprender com elas e avançar. Assim, o papel da liderança é preparar o caminho das mudanças, apostando na inovação que deve se apoiar em comunicação, simplicidade e a relação custo/benefício. Para mais detalhes sobre as palestras, siga o link.
forumamcham1

Encerrando esta etapa do Fórum, o Prof.Dave Ulrich alinhavou os principais tópicos abordados, devolvendo suas perguntas e da platéia. A abordagem final de Ulrich foi interessante, invocando o que os palestrantes aprenderam durante as discussões. Todos concordaram que há mais coisas em comum entre 3 companhias tão diferentes do que supunham e que a diversidade ajuda no aprendizado. Assim, todo o evento reforçou o conceito de cultura organizacional aberta, sensível à diversidade e com a postura de inclusão para que a inovação seja constante e as mudanças possíveis e sustentáveis. Também concordaram que os preceitos de GMO (change management) são essenciais para articular a cultura organizacional e o fortalecimento das lideranças.Ao final, o professor indicou algumas questões essenciais para a transformação em líder, a saber: o que eu quero? a quem eu sirvo? como eu construo? onde eu estou? como me posiciono? Estou fazendo algo melhor do que eu mesmo - e meus valores, como estou lidando com eles? Veja depoimento do Prof. Dave Ulrich na Amcham TV.

forumamcham2forumamcham3
Liderança Dynamica
Para a Dynamica Consultoria confirmou-se o acerto no patrocínio ao Fórum: o padrão de organização, a atualidade e amplitude da temática e as manifestações dos painelistas e do Prof. Dave Ulrich estimulando a participação dos presentes. Os temas discutidos reforçaram a importância dos conceitos de GMO. Conceitos como “cultura organizacional”, “inovação” e “mudança” foram apresentados como desafios constantes para a liderança empresarial. A Dynamica Consultoria fica feliz com as ideias discutidas que apontam para a importância estratégica da Gestão de Mudanças Organizacionais para as organizações.

Estavam presentes alguns convidados da Dynamica: Fábio de Faria Santana (Gerente do PMO Corporativo da Sul América), Rose Gabay (Diretora de RH da Odontoprev) e Aparecido Marani (Gerente de TI da Wheaton Brasil). Segundo Marani, o evento "foi inspirador. Saí de lá com vários insights e já estou discutindo alguns deles com a minha equipe. Parabéns por mais este sucesso".

No que diz respeito à experiência de mercado e metodologia de trabalho da Dynamica Consultoria, os indicadores apontados para a ação das lideranças empresariais, estão no foco da aplicação de Gestão de Mudanças Organizacionais. Vale a pena conhecer os pilares essenciais que conduzem a atuação da Dynamica, acessando o artigo "A gestão de mudanças organizacionais e seus pilares".

Este não foi o primeiro evento da AMCHAM - SP patrocinado pela Dynamica. Já em outubro de 2015 patrocinou as discussões no evento "Brasil 2016 - perspectivas para o país". Veja matéria aqui.
Em breve novos seminários, cursos e encontros contarão com o patrocínio e apoio da Dynamica Consultoria.

Conheça outros eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria:

Semana do Empresário - PUCJr.
1º Summit ISACA-SP
Coffee.net
workshop "Alto desempenho na melhoria de processos"

Para mais informações sobre cursos, workshops, eventos e projetos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:

dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889


Fórum Liderança para transformação dos negócios
8 de junho de 2016 - 08h00 às 12h00
Local: Sede AMCHAM-SP
Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antonio - São Paulo - SP
Realização: AMCHAM-SP (link para a página do evento aqui)
Patrocínio: Dynamica Consultoria

 

arrow Left

Clientes

Parceiros

Desde 2010116358