Notícias

 
 
 
 
 

Comitê de Tecnologia da AMCHAM-SP discute Lean IT 

 

O 1º evento patrocinado pela Dynamica em 2017 trata dos recursos da Tecnologia de Informação, organizados na perspectiva do modelo Lean para gestão empresarial.

Fotos: Dynamica Consultoria

Realizado pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação da AMCHAM-SP (17/3/17), o encontro patrocinado pela Dynamica reuniu cerca de 70 executivos para discutir o tema "Lean IT - aumentando a produtividade e reduzindo custos em TI". Coordenado pela Presidente do Comitê, Teresa Sacchetta, contou com os palestrantes: Christopher Thompson (Lean Institute Brasil), Luiz Alberto Ortiz (Orizon) e Celio Targa (CI&T).

leanit1
Christopher Thompson, Luiz Alberto Ortiz, Teresa Sacchetta e Celio Targa

Antes das palestras, os presentes trocaram opiniões sobre os conceitos do Lean e suas aplicações a partir de suas experiências. Sintetizando as discussões, apresentaram dúvidas e questões muito parecidas, ainda que pertencentes a diferentes setores produtivos. A aplicação das técnicas de gestão Lean é mais conhecida na linha de produção, por exemplo. Uma preocupação constante é a possibilidade de redução de custos - incluindo o custo com licenças de software; neste caso, como o Lean pode ajudar, tanto na redução de custo como na otimização de processos. Houve quem se preocupasse mais como a agregação de valor, impondo-se sobre a preocução com custos; esta, segundo um dos participantes, poderia ser encarada como resultante da otimização de processos e não como objetivo primordial. Os assuntos indicados pelos presentes foram incorporados e respondidos pelos palestrantes em suas apresentações.

Os conceitos do modelo Lean
leanit2Christopher Thompson abriu as palestras apresentando um histórico e as características do sistema Lean (do inglês, enxuto, magro). Resumiu seu surgimento, nos anos 80 a partir da experiência da empresa Toyota em sua linha de produção, sintetizando o desenvolvimento e atualização de seus conceitos. E dentro do perfil Lean, a principal base de método é o PDCA (Plan, Do, Check, Act - planejar, executar, verificar, agir). Segundo Thompson, o principal vetor de ação baseada em Lean "tem no propósito de agregar valor seu norte verdadeiro".
Destacou sua adaptabilidade às diversas necessidades das organizações, inclusive em direção à renovação da área de TI. Nesta, há uma questão essencial: os programas, os softwares disponíveis, são necessários à minha empresa? Ou ainda: eles atendem realmente às necessidades do meu Cliente?

Experiência do mercado
leanit3Para Luiz Alberto Ortiz a implantação do Lean depende, nas organizações, da mudança do modelo mental, com um sistema de gestão transparente. Em implantação há cerca de um ano em sua empresa, Ortiz apontou que no início houve resistências durante algum tempo - porque o sistema implica, afinal, em expor problemas, problemas de organização, interação e o delineamento de suas soluções. E a mentalidade Lean, não se aplica, assim, exclusivamente na área de TI; sua ação permeia toda a empresa. Quanto à área de TI, o Lean tem que ser "colaborativo, multidisciplinar e incremental", segundo o executivo. Além do sistema PDCA, destacou como importante o recurso do A3 na renovação de processos.

O Lean e a área TIC
leanit4
Celio Targa finalizou as apresentações. A partir do histórico da implantação do Lean em sua empresa, por volta de 2007, Targa qualifica essa experiência como "uma jornada de aprendizado". Curiosamente, e sendo sua empresa especialista na criação, desenvolvimento e implantação de softwares, a implantação da visão Lean não foi feita sem resistências - dada a experiência e solidez de sua empresa. Destacou o papel dos "leanthinkers", os colaboradores de sua organização que divulgam e fortalecem a concepção Lean. Assim, tal incorporação vem resultando de mudanças na cultura organizacional, que não acontecem porque um presidente de empresa faz um discurso e determina o início de uma mudança. Tornados claros a necessidade de mudanças e os novos procedimentos, é preciso dar sustentação a novos comportamentos, o que significa uma nova cultura em moldagem. Isso dá extrema importância ao papel das lideranças nas organizações. Targa também destacou a importância dos recursos de PDCA e do A3.
Para o executivo, "antes de fazer uma transformação digital, é preciso fazer a transformação das pessoas".

Dynamica e a renovação dos modelos de gestão

leanit5Os temas relacionados ao Lean não são novidade para a Dynamica Consultoria. Participantes e palestrantes apontaram a importância do papel das lideranças e a gestão de pessoas; da integração de processos, da cultura organizacional e seus desafios. Todos temas que, ao longo de 10 anos, a Dynamica vem tratando com metodologia própria. Em 2013, quando realizou o seminário Diálogos - conduzindo mudanças organizacionais, já tratava de um dos elementos principais do método e destacado durante a realização deste comitê. Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica, relembra que "um dos palestrantes do seminário, William Barreto (Eletrobras), fez exposição abordando as características e importância do sistema A3". A executiva lembra ainda que, dadas as características do evento, com novas formas de conduzir as discussões em torno da Gestão de Mudanças Organizacionais, "os participantes do seminário realizaram dinâmica de grupos e desenvolveram uma atividade utilizando o A3".

Para mais informações sobre a atuação da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

Conheça todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria


LEAN IT Aumentando a produtividade e reduzindo custos em TI
17 de março de 2017 - 08h00 às 10h30
Local. Amcham Business Center - Rua da Paz,1431 - São Paulo - SP
Organização: AMCHAM-SP/Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação
Patrocínio: Dynamica Consultoria


arrow Left

 

Clientes

Parceiros

Desde 2010113637