Notícias

 
 
 
 
 

Formação de Pessoas é tema de debate AMCHAM-SP

 

Com patrocínio da Dynamica, evento discute como lidar com o aperfeiçoamento profissional diante das inovações na área de Tecnologia da Informação.

Fotos: Dynamica Consultoria

No dia 20 de junho a Dynamica patrocinou nova discussão sobre a área de Tecnologia da Informação. A realização da AMCHAM-SP reuniu perto de 200 participantes em torno do tema "Formação de pessoas na área de TI". Organizado pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), o encontro contou com a moderação de Teresa Sacchetta - presidente do Comitê TIC - e a participação especial de Roberto Martins, da PwC Brasil.
ti3
Fernando Rostock, Kátia Souza, Teresa Sacchetta, Roberto Martins, Prof. Wagner Sanches e Fabio Saad

Participaram os palestrantes: Fernando Rostock (Diretor de TI da General Motors), Kátia Souza (Gerente de Relações Institucionais da BRASSCOM), Prof. Wagner Sanches (Diretor do Curso de TI da FIAP) e Fabio Saad (Gerente de Recrutamento de TI da Robert Half). Os palestrantes ofereceram um panorama com as possibilidades do mercado para a atuação na área de TI, discutindo as referências para a renovação do perfil dos profissionais que lidam diretamente com a atualização tecnológica necessária às empresas. Ficou clara a necessidade de especialização constante, acompanhando os objetivos das organizações bem como a evolução contínua dos recursos tecnológicos.

Realidade educacional vs necessidades do mercado
Kátia Souza resumiu a experiência que a BRASSCOM - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação vem desenvolvendo na área educacional. É o "Projeto de capacitação em habilidades socioemocionais" oferecido aos alunos dos cursos de nível médio do SENAI em 04 localidades: Brasília, Salvador, Londrina e Belo Horizonte. Realizado em 50 horas/aula, o projeto tem contribuído para resgatar as deficiências dos estudantes, especialmente em raciocínio lógico e interrelacionamento social, e conseguido bons resultados na superação dessas dificuldades e melhorando seus conhecimentos e informações sobre Tecnologia da Informação - cuja oferta de formação e informação é ainda muito limitada na esfera da educação formal institucionalizada.


O público mais jovem precisa ser preparado, mal conhece
as funções e características da área de T.I. (Kátia Souza, BRASSCOM)


Fábio Saad trouxe um quadro atualizado de profissões e especialidades oferecidas àqueles que buscam por profissionalização nas áreas de TI, com dados de pesquisa realizada por sua consultoria com 100 diretores de Recursos Humanos brasileiros. Os respondentes indicaram que o que mais chama a atenção do RH, para a cobertura de vagas em cargos gerenciais ou operacionais, são os currículos com indicadores sólidos de experiência profissional - algo em torno de 60%. Destacaram ainda que, entre as habilidades mais procuradas entre candidatos, estão a capacidade de desenvolver Liderança (44%) - para cargos gerenciais - e as habilidades relacionadas à função (45%) - para os cargos operacionais. Os indicadores oscilam mais no segundo destaque mais importante neste ítem da pesquisa, a Comunicação: 17% para gerentes e 30% para os cargos operacionais.
Com a ampliação de recursos voltados à utilização da "nuvem", a área de segurança tem oferecido mais oportunidades, focando em especial a proteção de dados. Observando-se as grandes empresas com área de TI já estabelecida, o espaço para novas aplicações tem um desenvolvimento mais lento, dada a necessidade de investimentos mais altos e com cultura corporativa mais tradicional - com dificuldades, por exemplo, em lidar com a renovação que se observa no mercado das formas  hierarquicas e o relacionamento interdepartamental. O oposto do que ocorre nas chamadas "startups", mais abertas a novas alternativas de gestão de pessoas. Assim, as áreas de RH, para avaliar e selecionar profissionais, estão valorizando mais os seguintes tópicos: entendimento do negócio; experiência prática e capacidade de comunicação.


logodynadesktopGestão de Pessoas é assunto permanente na atuação da Dynamica Consultoria e não só em seus projetos ou eventos próprios. O primeiro patrocínio realizado pela consultoria tratou do tema em 2011, em São Paulo - o seminário promovido pela Eletrobras Furnas: “O papel da Gestão de Pessoas na Gestão Orientada por Processos”. Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica, apresentou a palestra "Gestão de Mudança Organizacional". Leia a matéria "A Gestão de Pessoas e a Gestão Orientada por Processos"



Educação formal, educação para o mercado e experiência e capacidade de adaptação às mudanças
Para o Prof. Wagner Sanches, diretora da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista, o mundo está vivendo a 4ª revolução industrial, movimentando a economia digital. Além da renovação contínua dos formatos das empresas, as novas tecnologias surgem muito mais rapidamente do que novos padrões e modelos educacionais para os jovens na atualidade. Dentro desse quadro, om a necessidade de novas qualificações, há especialidades, funções e empregos que serão "perdidos" no futuro imediato. Apesar da tendência de desemprego, existe também a forte tendência de criação de novas áreas e ocupações o que mantém os desafios para a renovação da área educacional.

ti5ti2ti7ti6

Fernando Rostock tem cerca de 30 anos de experiência na General Motors. Formado em engenharia e mecatrônica em época que as indústrias não experimentavam ainda o grau de especialização da atualidade, vivenciou uma formação profissional que em geral os jovens não têm na atualidade e aos poucos ingressando no universo da TI. Um padrão de desenvolvimento profissional que não dependeu apenas de seus interesses pessoais mas sua compreensão do perfil, cultura e objetivos de sua organização diante do mercado. Seu depoimento durante o encontro reforçou a importância das organizações incorporarem profissionais com formação diferenciada, diversificada em experiências e ampliada de acordo com as necessidades e oportunidades do mercado.


inicialcursos2017bA Dynamica Consultoria oferece cursos para atender a necessidade de formação continuada dos profissionais de diversos perfis, atuantes em todas as áreas e ramos de negócios. Assim, o tema Gestão de Pessoas não poderia faltar em seu portfólio de cursos. Saiba mais sobre as bases metodológicas dos cursos, leia a matéria "Dynamica Consultoria divulga cursos do 1º semestre de 2016"

Siga os links para conhecer o programa de cada um dos cursos:
Gestão de Pessoas e Mudanças para Gerentes de Projetos
Workshop: o papel das lideranças nas transformações organizacionais
                                           Formação e Certificação de gestores de mudanças na metodologia Dynamica


Integração de processos e formação de pessoas com  a Gestão de Mudanças Organizacionais
ti1
Apesar dos desafios enfrentados na esfera educacional brasileira, o "mercado" não detém todas as respostas para a educação ou a renovação de projetos educacionais. Reordenar o sistema educacional demanda uma visão global, nacional e com perspicácia para as especificidades regionais. Repensá-lo para aperfeiçoamento de seus padrões - seja pela gestão ou pelo conteúdo, através da grade curricular - demanda a compreensão de que as diversas faixas do ensino formal etão articuladas, desde o ensino fundamental até o nível superior. Isso vale para qualquer modalidade de especialização, seja na área de serviços, indústria, agronegócios etc. - e não pode ser diferente na área de Tecnologia da Informação, cujos recursos se renovam tão rapidamente.

A Dynamica trabalha com o conceito de formação continuada dos profissionais. Além de suas atividades internas visando o aperfeiçoamento de seus colaboradores, a consultoria sempre formula seus projetos visando a integração de processos diversos, operando soluções sustentáveis - e que se baseiam em modelos com a pessoa no centro de suas atenções.

Tendo em vista as dificuldades da estrutura educacional brasileira, as insuficiências na formação dos profissionais podem e devem ser detectadas e tratadas em projetos internos das organizações. Isso vale para qualquer modalidade de especialização, seja na área de serviços, indústria, agronegócio etc. - e não pode ser diferente na área de Tecnologia da Informação, cujos recursos se renovam tão rapidamente.


Conheça todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria


Conheça todas as áreas de atuação da Dynamica Consultoria
Para mais informações sobre a atuação da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889


Formação de pessoas na área de TI
20 de junho de 2017 - 08h00 às 10h00
Local. Amcham Business Center - Rua da Paz,1431 - São Paulo - SP
Organização: AMCHAM-SP/Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação
Patrocínio: Dynamica Consultoria


arrow Left

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximos patrocínios Dynamica Consultoria:
Reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicações da AMCHAM-SP
Tema: Formação de pessoas na área de TI
20 de junho de 2017 (as inscrições já estão abertas para associados no site da instituição)

Clientes

Parceiros

Desde 201090314