Notícias

 
 
 
 
 

"User Experience" é discutida na AMCHAM-SP

 

Dynamica patrocina discussão sobre o "User Experience" realizado pela AMCHAM-SP.
Fotos: Dynamica Consultoria

A Dynamica Consultoria patrocinou mais uma reunião da AMCHAM-SP (20/9). Sob o tema "Como a T.I. está se preparando para trabalhar o User Experience (UX)", cerca de 100 profissionais de diversos segmentos acompanharam as análises e informações mais recentes sobre a importância da Tecnologia da Informação como elemento estratégico para as organizações e a necessidade de integração entre áreas como marketing, produção, logística etc. A alternativa do User Experience (UX) mantem o usuário no centro de qualquer projeto, estimulando sua capacidade de interagir e engajar-se com os produtos e serviços de seu interesse.

userx1
Paulo de Oliveira, Leila Rodrigues, Adriano Aguiar, David Morel e Bernardo Franco

Organizado pelo Comitê Aberto de Tecnologia da Informação e Comunicação, o encontro contou com a moderação de David Morel (AMCHAM-SP). Participaram os palestrantes: Paulo de Oliveira (Deloitte), Leila Rodrigues (Whirpool), Adriano Aguiar (Oppa Design) e Bernardo Franco (OLX). Os palestrantes apresentaram um resumo de sua atuação no mercado e como estruturam os recursos de TI e comunicação. Suas empresas incorporam de longa data os conceitos de interesses do cliente no centro de suas ações bem como a busca de constante integração entre seus diversos setores, áreas ou departamentos.

O conceito UX
userx2
Paulo de Oliveira apontou a rápida evolução da internet até a chegada do Google e a explosão do acesso e troca de informações, constituindo um novo patamar para o relacionamento entre o público e o mercado. Referindo-se às características do público usuário, indicou as diferenças entre as chamadas gerações Y e Z - a primeira, formada por "imigrantes digitais", prefere a utilização de textos, ao contrário da segunda, integralmente "nativa digital", que prefere se comunicar por imagens.

Oliveira discutiu e esclareceu o significado e utilização dos conceitos relacionados ao USER EXPERIENCE (UX), registrando que 70% dos projetos de comunicação e envolvimento com os usuários não deram certo por conta de softwares de baixa adoção, isto é, compostos de elementos difíceis de usar e, portanto, ineficazes. A compreensão e boa utilização das referências UX combinam-se da seguinte forma: atenção à satisfação do cliente; um menor número de chamadas por auxílio ou suporte; maior número de conversões (acesso à informação/produto - compreensão dos dados - aceitação da informação/produto - procedimentos de compra) com aumento de receita, menos desperdício no investimento em desenvolvimento e menos risco de criar uma estrutura de relacionamento (site, telefonia, mensagens eletrônicas) que ninguém quer usar.


int artificialTendo em vista as discussões neste evento, vale a pena conhecer alguns conceitos trabalhados pela consultoria que ligam os elementos de GMO, atualização de recursos tecnológicos e gestão de pessoas.

Na 2ª edição do evento Coffee.net, em 2016, Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica, apresentou palestra enfocando aqueles elementos.

Leia matéria seguindo o link:
2º Coffee.net Robotização e a importância da cultura organizacional


Desafios e tendências
userx3De acordo com Leila Rodrigues, os principais desafios para as organizações exigem destas uma mudança de cultura, para encarar e compreender como o público consumidor mostra suas necessidades e como a evolução tecnológica avança. Os desafios dizem respeito a lidar com riscos controlados, como lidar com a busca de soluções perfeitas ou com a aversão às falhas e os perfis profissionais tradicionais. Deve-se também trabalhar o conceito de "cliente no centro dos objetivos" não só para a área de T.I., mas em toda as áreas da organização, incorporando a interrelação de quaisquer processos.Trata-se de buscar não só a diversidade de recursos mas alcançar mais velocidade no trato de ofertas e soluções para os clientes e o mercado. Assim, a mudança cultural não deve ser apenas para as organizações revisarem suas estruturas internas de funcionamento, mas também buscar mudanças externamente, construindo parcerias com outras organizações e criando novas estratégias e novos produtos.



O digital não é opcional, é estratégia de negócio (Leila Rodrigues, Whirpool)



Coleta e análise permanentes de dados
userx4
Bernardo Franco concentrou-se na apresentação de sua empresa, histórico e desenvolvimento de atuação. Segundo ele, sua empresa - que dispõe da maior plataforma de compra e venda no país - nasceu digital, construindo o perfil e padrões de ação acompanhando e não se adaptando às inovações tecnológicas. As refências de seu modelo de trabalho seguem as referências: medir, interpretar, desenhar/criar, avaliar e selecionar num padrão de funcionamento circular e contínuo. É nessa base que consolida a implementação de ícones, controles, padrões de acesso e apps, buscando a facilitação do envolvimento com o usuário - facilitando seus padrões de interação com as ofertas da empresa.

Franco acredita que é essencial ouvir o usuário - através de pesquisas, testes ou retornos fidedignos quando acionados via chat para oferecer respostas e esclarecimentos com suporte aos usuários. Assim, trabalham com constante medição de melhorias, sustentando o trabalho com 18 equipes, cada qual responsável por cada uma das áreas de trabalho ou atendimento da empresa.

Logística voltada ao consumidor

userx5Adriano Aguiar dedicou sua apresentação a detalhar os processos utilizados para a atuação de sua empresa, focando especialmente o modelo de logística que remete o usuário/consumidor ao centro de suas atenções. Para Aguiar, os sistemas de varejo e atendimento digital combinam-se, integrando a qualidade material dos produtos à qualidade de exibição gráfica e virtual.

Sua busca é a de manter a clareza de informação sobre todas as operações em andamento, desde o primeiro acesso do cliente e sua decisão de comprar - passando pelos diversos comandos disponíveis para sua interação com a empresa via internet - até cada um dos procedimentos que levarão à entrega do produto. Os elementos básicos para a boa atuação da empresa são: garantia de abastecimento, curadoria e produção, marketing e logística.

O perfil dos clientes em foco
Ainda que reduzida, a seção final de perguntas pela platéia permitiu visualizar a concordância dos palestrantes quanto aos principais aspectos das boas práticas para a consolidação dos conceitos UX. Destaque-se que a experiência interna, dos profissionais que lidam com esse esforço de atender às necessidades dos usuários/consumidores, deve ser a mesma que se pretende oferecer a estes consumidores. Isto é, busca-se a facilidade no relacionamento virtual visando a melhor performance na rentabilidade dos negócios. Assim, é importante garantir a melhor produtividade e, ao mesmo tempo, exige esforço para a melhor qualificação interna.
O profissional precisa conhecer seus produtos, as aspirações dos clientes e a estrutura de funcionamento do mercado. Não basta criar os melhores ícones e práticos botões de acesso nas telas dos computadores e smartfones. É preciso conteúdo - que vem, cada vez mais intensamente, de pesquisas, de aferições via entrevistas pessoais ou virtuais organizadas pelas empresas junto a seus clientes.
userx9userx7userx6userx8

Usuários, clientes, cidadãos
inicialexperiencebA Dynamica Consultoria sempre trabalha com cultura organizacional e este é um fator essencial para construir a melhor opção de relacionamento entre as empresas e o público consumidor. As pessoas - suas identidades e necessidades - devem estar no centro de preocupações de qualquer projeto, o que se espraia naturalmente para a atuação no mercado tendo em vista os recursos tecnológicos como elementos estratégicos. Há 10 anos a Dynamica atua concentrada nas necessidades das pessoas e na importância da integração de processos para consolidar mudanças organizacionais.

 

 


inicialcursos2017bAs apresentações confirmaram a importância da compreensão da cultura organizacional de cada empresa, de como seus setores são articulados e suas equipes organizam-se e incorporam novos colaboradores.

A Dynamica Consultoria tem um portfólio de cursos que atendem a necessidade de formação continuada dos profissionais e de suas perspectivas. Em outubro oferece 6 cursos voltados à liderança, estratégia e impactos organizacionais.


Conheça cada um dos cursos seguindo os links:
05/10 - Workshop: o papel das lideranças nas transformações organizacionais
09/10 - Técnicas de gestão de projetos para melhores resultados em mudanças
16/10 - Desenvolvendo a estratégia da mudança: por onde começar a transformação?
17, 18, 24 e 25/10 - Gestão de pessoas e mudanças para gerentes de projetos
23/10 - Preparando a empresa para mudanças: a relevância dos impactos organizacionais
31/10 - Incorporando mudanças no contexto empresarial

Saiba mais sobre as bases metodológicas dos cursos Dynamica, leia a matéria:  "Dynamica Consultoria divulga cursos do 1º semestre de 2016"


Conheça todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria
Conheça todas as áreas de atuação da Dynamica Consultoria
Para mais informações sobre cursos e a atuação da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

Como a T.I. está se preparando para trabalhar o User Experience
20 de setembro de 2017 - 08h00 às 10h30

Local. Amcham Business Center - Rua da Paz,1431 - São Paulo - SP
Organização: AMCHAM-SP/Comitê aberto de tecnologia da informação e comunicação
Patrocínio: Dynamica Consultoria
arrow Left

 

 

 

 

Clientes

Parceiros

Desde 201087125