Notícias

 
 
 
 
 

Robótica lança empresas em novo patamar de atuação

 

Com patrocínio exclusivo da Dynamica, reunião da AMCHAM-SP trata do processo de implantação dos recursos da robótica nas organizações.
Fotos: Dynamica Consultoria

A AMCHAM-SP realizou no último 21 de março a 2ª Reunião do Comitê Aberto de TIC, sob o tema "Revolução 4.0 - Robotização: o impacto dessa tecnologia nos negócios". Durante o encontro foram apresentados Casos de implantação da robotização no Brasil, discutindo o impacto desta tecnologia nas empresas e avaliando os caminhos para sua assimilação pelas organizações brasileiras.

ticrobotica2
Vinicius Almeida (esq.) e Antonio Almeida

Organizado pelo Comitê Aberto de Tecnologia da Informação e Comunicação da instituição, a reunião contou com a participação de: Antonio Almeida, Consultor da EY-Ernest Young Brasil e Vinicius Almeida, Gerente de Experiência do Paciente e Médico do Hospital 9 de Julho. As apresentações apontaram 

Implantação em ondas
ticrobotica3Antonio Almeida (EY) trouxe informações sobre as empresas Bunge BR e EDP Brasil, ilustrando sua visão de como estruturar as fases de implantação de um modelo robótico nas organizações. A Automação de Processos Robóticos (do inglês, RPA-Robotic Process Automation) é estratégica e sua incorporação pela sociedade é irreversível. O projeto é delineado em fases, ondas, avaliando em quais áreas pode iniciar sua implantação. E definir como a empresa irá operar o primeiro núcleo de robôs - algumas empresas preferem que seja uma prestação de serviços gerida de fora. A robotização exige revisão constante de processos, controle internos bem estabelecidos. Os robôs de 1ª geração devem estar abertos a todas as variantes dos processos, de modo a evitar recursos técnicos que caiam em desuso e imponham retrabalho. Em síntese, é preciso um modelo, desde o início, de governança e operação. Um centro de excelência deve ser estruturado antes de qualquer coisa, antes da entrada em operação do programa piloto.

A Bunge BR consolidou um centro de robótica que tornou-se referência internacional - um centro de serviços compartilhados, capaz de desenvolver seus próprios projetos de robôs. Quanto aos processos na EDP Brasil, a implantação de um centro de excelência foi realizada em parceria com a Universidade de São Paulo - que assumiu a análise da utilização de redes neurais e inteligência artificial, bem como a pesquisa sobre o impacto da robotização massiva nas empresas e seus reflexos técnicos e sociais.


ilustratecnologia2A Dynamica vem trabalhando com constância na divulgação de conceitos e métodos de trabalho mais significativos e que contribuam para a melhor atuação dos profissionais. Não é diferente no que se refere às inovações tecnológicas que nos últimos anos têm desafiado o desempenho das organizações. A consultoria participa ou patrocina eventos e debates do mercado que renovam a cultura organizacional e também oferece suas análises e refexões através de artigos e entrevistas.
Destacamos nos links a seguir algumas destas contribuições:
Dynamica patrocina 2º Coffee.net (2016)
Inteligência Artificial - Comitê TIC - AMCHAM-SP (2017)
II Seminário Executivo SUCESU-RS Tecnologia a favor dos negócios, desafios e oportunidades (2017)
Tecnologia a favor dos negócios e das pessoas - artigo de Lyrian Faria (2017)


Otimização da prestação de serviços
ticrobotica4
Vinicius Almeida (Hospital 9 de Julho) sintetizou a implantação de robotização como busca por eficiência e uma melhor experiência para usuários/pacientes. A opção foi pela criação de parceria com uma startup especializada e instalar o sistema de robotização como projetos modulares, interdependentes ao final mas entregues bloco a bloco.
A implantação vem ocorrendo de acordo com as seguintes referências: definição do escopo e comunicação para alinhamento constante da equipe; definição dos agentes da mudança, valorização das pessoas e inovação com qualidade no atendimento aos pacientes. Via robotização, o agrupamento de informações otimiza processos e mantêm-se o controle do status de cada processo o que permite adaptação e ajustes nos tempos de sua execução.
Entre os ganhos, constatou-se uma diminuição de 28% no tempo de atendimento. Diminuição de custos operacionais e do volume de trabalho e, mais importante: ganhos na utilização do tempo, na correção de dados, menor tempo de espera por atendimento, melhor percepção da qualidade com diminuição de reclamações.


As apresentações de Antonio e Vinicius Almeida estão disponíveis para os associados AMCHAM em arquivos PDF.
Basta acessar a página AMCHAM CONNECT/APRESENTAÇÕES


Gestão de mudanças para sustentar a renovação tecnológica
cardticamchammarco2018
Os casos apresentados e as questões levantadas pelos presentes confirmam a importância de lidar com a cultura organizacional com o apoio dos recursos de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Renovação tecnológica, robótica e realinhamento das estruturas empresariais demandam uma visão estratégica para implementar mudanças. Para Agostino Carletti, sócio-diretor da Dynamica, "isso significa renovação da cultura organizacional e gerir as mudanças necessárias através de processos interrelacionados. Os recursos de GMO contribuem para a sustentação de mudanças e a prontidão para minimizar os riscos inerentes a tais processos".

A Dynamica Consultoria dá continuidade, apoiando eventos como este, à sua política de convergência de conhecimentos e difusão de informações sobre Gestão de Mudanças Organizacionais.

Próximos patrocínios Dynamica Consultoria
06 de abril: Mesas de TI - Seprorgs - Com palestra de Beatriz Willhelm Dockhorn - CEO da Bia Brazil
14 de abril: Workshop - Encontro de profissionais de gestão de mudanças - Realização: ACMP-BR

Saiba mais sobre os eventos de mercado com a presença da consultoria, acesse aqui todos os patrocínios da Dynamica Consultoria.


Conheça todas as áreas de atuação da Dynamica Consultoria
Para mais informações sobre áreas de atuação, projetos e cursos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

Robotização: o impacto dessa tecnologia nos negócios
21 de março de 2018 - 08h00 às 10h30
Local: Amcham Business Center - Rua da Paz, 1431 - São Paulo - SP
Organização: AMCHAM-SP/Comitê Aberto de TIC
Patrocínio exclusivo: Dynamica Consultoria


 

arrow Left

 

 

Clientes

Parceiros

Desde 201099707