Notícias

 

 

Dynamica 2018: 2ª encontro do Programa Convergindo Conhecimento

Consultores da Dynamica realizam atividades usando os instrumentos do Design Thinking.
Fotos: Dynamica Consultoria

convergindo11

O Programa “Convergindo Conhecimento” (desde 2016), reune os profissionais da consultoria em fóruns temáicos, para exercitar e ampliar seus conhecimentos sobre diversos recursos técnicos e conceituais em torno dos elementos que sustentam a Gestão de Transformações Organizacionais, buscando o aperfeiçoamento do método Dynamica de trabalho. O 2º encontro do Programa em 2018 aconteceu dia 27 de agosto e envolveu os participantes em atividade baseada nos instrumentos do Design Thinking. O workshop foi conduzido por Lyrian Faria, sócia-diretora da consultoria (este foi o 11º encontro do Programa).


Saiba como foi o 1º encontro do Programa Convergindo Conhecimento de 2018.


Afinal, por que Design Thinking?
convergindo17

Lyrian Faria (foto) organizou o workshop de modo a apresentar os fundamentos do Design Thinking (DT), o contexto contemporâneo do mercado e as organizações e sua relação com os métodos de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Em seguida à exposição e discussão dos aspectos teóricos, os consultores realizaram dinâmica de grupos integrando a abordagem DT com os métodos de GMO. Temas caros ao mercado como previsibilidade; comando e controle; intenção estratégica; vantagem competitiva, atribuídos como paradigmas no século XX, são substituídos, no XXI, respectivamente por agilidade; empoderamento criativo; lucro e propósito; vantagem cooperativa. O que exige dos profissionais de GMO a análise de dados mais acurada, a compreensão mais ampla das bases da cultura organizacional, a avaliação mais aguda de riscos e disposição para a renovação de procedimentos para a sustentação de processos de mudanças.

convergindo14convergindo15

Assim, os fundamentos do DT combinam, conceitualmente, com as disciplinas essenciais dos métodos de trabalho de GMO.  Em síntese, as ideias do DT estimulam a empatia, a colaboração, a experimentação. O DT depende de multidisciplinaridade, busca ambientes que facilitem o inter-relacionamento e a abordagem dos problemas de modo flexível, com espaço para momentos tanto de divergência quanto de convergência de pensamento.

O DT pode ser resumido em 6 princípios básicos: centrada no ser humano, a proposição de uma solução parte do que é desejável criar para chegar a um resultado baseado na avaliação das limitações para a realização do objetivo; holístico, estimulando a visão do todo; com ações orientadas pelo contexto; evolutivo, com proposições constantemente testadas; visual, facilitando a percepção de falhas e estimulando novos insights e multidisciplinaridade, com equipes de formações diferenciadas e aptas à conversação constante.


convergindo16Esta não foi a 1ª vez que a equipe lidou com os conceitos de DT. Entre as atividades da 1ª Reunião Trimestral da Dynamica, os consultores realizaram uma dinâmica de grupo baseada neste instrumental.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas na 1ª Reunião Trimestral de 2018.

Leia aqui matéria sobre a 2ª Reunião Trimestral de 2018.







Design Thinking e Gestão de Mudanças Organizacionais
convergindo12convergindo13

Divididos em 3 grupos, os participantes exercitaram a aplicação dos métodos e técnicas de DT para analisar e buscar soluções para temas e problemas relacionados a projetos reais de trabalho em andamento. Ao final da dinâmica, um debate entre as equipes alinhou as possibilidades de utilização do DT nos projetos de GMO. Para Lyrian Faria, "o DT é valioso para o trabalho de GMO. “Sua utilização neste workshop permite a troca de experiências entre os consultores que estão em projetos diferentes e com objetivos específicos. Os recursos de DT permitem a contribuição de uma visão externa sobre o que cada um desenvolve e a transparência na apresentação de opiniões, críticas e sugestões facilita sua apreciação e incorporação, o que enriquece a experiência de cada um”, completa Lyrian.
Equipe Dynamica
O Programa Convergindo Conhecimento continua durante 2018 e os próximos temas - sempre com um diretor ou consultor no papel de facilitador - são: Gestão da Comunicação, Impactos Organizacionais, Liderança Situacional e Gestão de Expectativas de Stakeholders.


Saiba mais sobre os sócios-diretores da Dynamica Consultoria.


Saiba mais sobre a formação e o comprometimento da equipe Dynamica.


Conheça todos os eventos com participação da Dynamica Consultoria.


Conheça as áreas de atuação da Dynamica Consultoria.


Para quaisquer informações sobre os cursos, workshops, eventos e projetos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:

dynamica@dynamicaconsultoria.com.br   (11) 2532-8889


arrow Left

 

 

Clientes

Parceiros

Desde 2010111085