Dynamica presente na XXVIII Semana de Engenharia e Tecnologia

Evento da Faculdade de Engenharia do Mackenzie abre espaço para discutir gestão de mudanças.
Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica, apresenta palestra sobre a importância da GMO.

Fotos: Divulgação

O evento aconteceu entre os dias 12 e 16 de setembro no auditório do Campus Higienópolis do Mackenzie, na capital paulista. É tradicionalmente destinado a professores, alunos e convidados, visando a atualização de informações na área tecnológica.
Em sua palestra (15/9), Lyrian Faria abordou o tema “Os desafios da gestão da mudança em ambientes corporativos” e contou com boa participação dos presentes no debate que se seguiu.

GMO é um recurso estratégico
As organizações enfrentam vários desafios, com a sociedade vivendo a alta velocidade das transformações econômicas e tecnológicas em escala globalizada. Como as organizações, nossas vidas e carreiras são afetadas? Como tratar “zonas de conforto” administrativas? E a resistência às mudanças organizacionais, existem mesmo? Como as lideranças empresariais estão atuando, qual é seu papel? Na palestra, Lyrian Faria demonstrou que a Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) tem uma contribuição de caráter estratégico para lidar com tais questões.

Criar e difundir conhecimentos
palestra2Utilizando-se da sigla V.U.C.A. (em inglês volatility, uncertainty, complexity e ambiguity), a palestrante sintetizou as condições gerais para a atuação dos executivos e suas organizações. Isto é, diante da intensidade e frequência das oscilações do mercado, com mudanças constantes, há muita incerteza sobre o presente bem como menor clareza sobre o futuro. Não há como buscar “respostas certas” ou definitivas e são múltiplos os fatores para tomada de decisões. O profissional do “mundo V.U.C.A.” antecipa e cria mudanças, trabalhando com informações de vários canais com comunicação clara, sempre aberto ao aprendizado constante e ao novo. Opera com foco no cliente e do cliente e, trabalhando em equipe, contribui para o desenvolvimento das pessoas. Com tais habilidades, esse profissional está exercitando sua potencialidade como liderança e melhor preparado para participar e conduzir mudanças em sua organização.

palestra3A partir da exposição do método da Dynamica Consultoria (M.I.M.-Metodologia Integrada para Mudanças), Lyrian Faria apontou os eixos principais para as práticas da transformação: gestão de pessoas, da prontidão organizacional, gestão da transição, do conhecimento e gestão da comunicação. A integração destes elementos só é possível com o exercício da liderança e patrocínio da mudança, com gestores atentos às características do ambiente e cultura da empresa.

 

grafico3apnmgmoA executiva chamou a atenção para dados importantes que contribuem para as organizações analisarem sua atuação. Informações colhidas com a pesquisa realizada desde 2012 pela Dynamica Consultoria, a PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças nas Empresas. Segundo a 3ª PNM-GMO (2015), 3 itens foram destacados pelos respondentes como principais competências para aqueles que lideram mudanças: visão de negócio, iniciativa e liderança (veja gráfico ao lado).
Saiba mais sobre as 3 edições da PNM-GMO aqui.

Dialogar para sustentar a mudança

Para Veridiana Rotondaro, da Comissão Organizadora do evento (Engenharia de Produção), a participação de Lyrian Faria “contribuiu muito para uma visão mais ampla e realista das dinâmicas do mercado de trabalho para os alunos da Engenharia. Recebi ótimos feedbacks de alunos e docentes que participaram da palestra sobre Gestão da Mudança”.

O público respondeu bem às informações e questionando o papel da GMO frente aos padrões de funcionamento administrativo das organizações. Lyrian Faria ficou surpresa com a presença significativa das pessoas na plateia, mostrando a importância do tema na formação profissional: “durante o debate pude detalhar alguns dos conceitos do método Dynamica, especialmente os relacionados ao momento de transição e sustentação das mudanças”. E finaliza: “vamos continuar participando de eventos assim, contribuindo para a formação de profissionais de diferentes áreas e sensibilizando a Universidade para os temas de GMO”.

Conheça outros eventos que contaram com a participação da Dynamica Consultoria:

Semana do Empresário – PUCJr.
1º Summit ISACA-SP
Coffee.net
workshop “Alto desempenho na melhoria de processos”
Fórum “Liderança para transformação dos negócios”

Para quaisquer informações sobre os cursos, eventos e projetos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:

dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

XXVIII Semana de Engenharia e Tecnologia
12 a 16 de setembro de 2016 – 8h30 às 13h00
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Auditório Ruy Barbosa – Campus Higienópolis
São Paulo – SP
Realização: Escola de Engenharia Mackenzie
Participação Dynamica Consultoria (15/9):
Palestra de Lyrian Faria – “Os desafios da gestão da mudança em ambientes corporativos”