Dynamica no Simpósio Gartner – 30 de outubro

Em seu segundo dia, o Gartner Symposium ITxpo 2012 dá continuidade a palestras e encontros aprofundando os temas mais importantes para a área de TI.

fotogartner5

Foto: Dynamica Consultoria

fotogartner4

Foto: Dynamica Consultoria

A Dynamica Consultoria continua marcando presença nas discussões e investe na disseminação da pratica de Gestão de Mudanças também em Projetos de Tecnologia. O assunto desperta grande interesse no público e a alta visitação do estande da Dynamica reforça essa percepção. Os visitantes se interessam muito pelas técnicas e ferramentas de Gestão de Mudanças Organizacionais e como contribuem e completam os projetos de TI, facilitando sua aderência e sustentação.

Lilian Ramos, consultora da Dynamica, afirma ter encontrado “muita sinergia com nosso trabalho, pois as ações de GMO são essenciais para implantar comitês diretores e BPM (Business Process Management). GMO contribui no sentido de obter patrocínio, comunicar aos envolvidos as mudanças, treiná-los para lidar com essas mudanças e envolver as lideranças das organizações”.

Para Agostino Carletti, sócio-diretor da Dynamica Consultoria, “o profissional de TI deve estar cada vez mais voltado às necessidades de seus clientes internos, visando atender as decisões estratégicas do negócio. Eles ainda estão surpresos com várias questões colocadas aqui no Simpósio: o foco nos negócios, olhar para fora da TI e a como as áreas de negócios e vendas ocupam espaços utilizando tecnologias de redes sociais”.

No segundo dia, a equipe Dynamica voltou-se para as reuniões com foco em: gestão de BPM; a avaliação Gartner para o cenário da TI na próxima década, os profissionais de TI e a economia global e a governança de riscos. Os nomes de destaque envolvidos nestes temas: Cássio Dreyfuss, Allie Young, Lars Mieritz, Partha Lyengar, John Mahoney, Richard Hunter, Audrey L. Apfel e Leonardo Toscano.

A Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica Consultoria conversou com dois analistas do GARTNER sobre as questões e desafios da Gestão de Mudanças nas empresas: Jorge Lopez e Ione A. Coco. Lopez mostrou que seus estudos estão focados na forma como a TI pode contribuir com as estratégias da empresa. Já Ione A. Coco falou sobre as dificuldades que enfrentam os clientes internos da TI no relacionamento entre áreas. Para ambos a Gestão de Mudanças Organizacionais ainda é pouco compreendida pelas empresas. Sua importância e papel para os resultados e objetivos ainda é algo a ser aprofundado..

A equipe Dynamica assistiu a mesa redonda “O que é preciso para amadurecer suas capacidades de BPM?”. Ficou evidente através dos depoimentos dos membros da mesa que dentre os fatores críticos de sucesso para o amadurecimento em BPM estão: comunicar fortemente os benefícios da mudança, trabalhar aspectos culturais da organização e obter patrocínio para a implantação do novo modelo de gestão dos processos de negócios, este último, já enfatizado no post do primeiro dia.

Na palestra do VP de Pesquisa do Gartner, Lars Mieritz, intitulada Comitê de direção da TI: Ser bem-sucedido nesse tempo foi abordado como devem ser estruturados os comitês de gestão de TI e quem deve assumi-los. Quanto aos seus membros, ressaltou que a composição da direção do comitê não seja exclusivamente de TI e sim de toda a liderança da empresa. Mieritz enfatizou que em muitas organizações as pessoas não são comunicadas sob os papéis e responsabilidades que envolvem este comitê. Para a Dynamica, isso reforça a importância da Gestão de Mudanças em TI para que os impactos das decisões corporativas seja o mais suave possível.

Sob o aspecto da Gestão de Mudanças, Mieritz enfatizou as ações que devem ser consideradas, tais como: mapear os públicos, consolidar as diferentes mentalidades, comunicar todos os movimentos do projeto, tratar alterações ou troca de funções e treinar os apoiadores para falar sobre a mudança.

Outra palestra que merece nosso destaque foi a do VP de Gerenciamento do Gartner, Christian Byrnes, sob o tema Governança de riscos e segurança: é muito mais do que apenas relatórios. O palestrante citou o Modelo de Maturidade de IT, o Gartner ITScore como referencia para o setor, que garante aos executivos e as partes interessadas que o risco da segurança da informação está adequadamente gerenciado. Também definiu Governança como “Processo que assegura o uso eficaz e eficiente de TI para permitir que uma organização atinja seus objetivos”.

O especialista abordou um tema recorrente em Gestão de Mudanças e que pode ser melhor gerenciado com o auxilio de especialistas como a Dynamica Consultoria: a administração de conflitos.

Veja detalhes sobre o primeiro dia do Simpósio.
Veja detalhes sobre o terceiro dia do Simpósio.

As informações sobre o andamento do Simpósio serão atualizadas a cada dia.

Mais detalhes sobre a programação completa no site Gartner Symposium ITxpo – 2012.

Gartner SYMPOSIUM ITxpo – 2012
29 a 31 de outubro – 2012 – 9:00 às 18:00 h.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel

Av. Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo – São Paulo – SP