Dynamica no Simpósio Gartner

O Gartner Symposium ITxpo 2012 acontece pela segunda vez no Brasil, tratando dos atuais desafios para que a área de TI acompanhe com sucesso as necessidades estratégicas das empresas.

fotogartner2
 Estande Dynamica no Gartner
 

A essência dos temas deste encontro está sintetizada nas chamadas: foco, conexão e liderança. O Simpósio foi organizado por palestras, workshops e os chamados encontros one to one – onde especialistas indicados pelo Gartner irão tratar de questões de interesse específico para cada participante inscrito nessa modalidade.

A Dynamica Consultoria é patrocinadora do evento e estará lá para demonstrar a importância da Gestão de Mudanças Organizacionais para a estratégia empresarial. Irá compartilhar suas ideias para o sucesso das implementações de TI, abordando questões sobre liderança, estratégia e cultura empresarial. Sediado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, o evento será acompanhado pela Dynamica Consultoria a partir de seu estande (nº41, localizado junto à entrada do Golden Hall Room).


Os temas relevantes

Os diretores e consultores da Dynamica participarão de vários encontros e palestras, selecionando os temas mais importantes a serem acompanhados durante os 3 dias. Nesta segunda-feira, a Dynamica está presente nas palestras de: Mark P.McDonald, Donald Feinberg, Jorge Lopez, Milind Govekar e keynote com a presença de Ethevaldo Siqueira, Cassio Dreyfuss e Donald Feinberg.

No primeiro dia do evento falou-se muito da importância das mídias sociais, mas não do ponto de vista do seu uso e sim sob o ângulo da mudança. Como a sua utilização gera mudanças no comportamento das pessoas que fazem das empresas e ainda, como a área de tecnologia deve lidar com isso. Pesquisa revela que 58% das empresas usam mídias sociais e que a maioria não está preparada para essa mudança.

Outro tema discutido e muito relevante em gestão de mudanças é o domínio e uso da informação nas empresas e o papel fundamental de TI para disponibiliza-las. A área de TI não é dona dos dados, o negócio é o dono dos dados. A democratização e o acesso a esses dados auxiliam na gestão de mudanças, uma vez que deixam toda a equipe ciente dos movimentos e rumos da empresa.

Ainda sobre a importância da informação, outra tendência citada foi a ampliação do C level, com a introdução do CDO (Chief Data Officer), par do CIO e gestor das informações corporativas.

Finalmente, é importante destacar a importância de haver um patrocinador para que as ações corporativas tenham sucesso, dentre elas as relacionadas à gestão de mudanças. Não haverá êxito se não houver patrocínio, tanto do ponto de vista executivo quanto financeiro. Um bom budget de tecnologia deve prever investimentos também para a gestão de mudanças.


Veja detalhes sobre o segundo dia do Simpósio.
Veja detalhes sobre o terceiro dia do Simpósio.

As informações sobre o andamento do Simpósio serão atualizadas a cada dia.
Mais detalhes sobre a programação completa no site Gartner Symposium ITxpo – 2012.

 

Gartner SYMPOSIUM ITxpo – 2012
29 a 31 de outubro – 2012 – 9:00 às 18:00 h.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel

Av. Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo – São Paulo – SP