Encontros para mudanças

A Dynamica Consultoria lançou sua série de eventos “Encontros para Mudanças” no Rio de Janeiro, com a presença de executivos de diversos segmentos empresariais.

cafecarioca2

Alberto Wajzenberg (Eletrobras), Lyrian Faria e Mário Fonseca (Dynamica Consultoria) e Rafael Paim (Enjourney Consultoria)

cafecarioca9

Rogério Schultz Rodrigues

cafecarioca7

Fotos: Business & Marketing Solutions

O objetivo dos encontros é apresentar às empresas novas formas de lidar com um programa de Gestão de Mudanças Organizacionais.

A série chegou ao Rio de Janeiro no dia 17 de outubro, com um café da manhã de formato diferenciado e ideias inovadoras. O Café & Mudanças aconteceu no Centro de Convenções da Bolsa do Rio. Estiveram presentes executivos de grandes empresas nos segmentos de energia, comércio, serviços e indústria. O evento contou com a participação da consultora Fátima Caselli e dos sócios-diretores da Dynamica Agostino Carletti, Lyrian Faria e Mário Fonseca.

O público conheceu os resultados da 1ª PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais e foi convidado a discutir sobre os desafios atuais das empresas nos processos de transformação.


Avaliação dos participantes

O público era bastante heterogêneo, vivendo diferentes estágios de capacitação em GMO. Durante a apresentação, tanto dos temas relacionados à GMO como dos resultados da 1ª PNM-GMO, o público participou com interesse, contribuindo para que Mário Fonseca e Lyrian Faria tratassem os temas com maior profundidade.

Houve um intervalo para que os participantes avaliassem o cenário de suas próprias empresas, com o apoio dos representantes da Dynamica para esclarecimentos sobre como pessoas, comunicação e liderança são tratados no mercado. Mesmo com cenários corporativos diferentes, houve convergência em algumas conclusões. Foi considerado, por exemplo, que a existência de comitês interdepartamentais é fator importante para a viabilização de mudanças. A falta de planejamento do processo de mudanças é outro fator crítico e todos concordaram quanto à necessidade de todos os participantes da mudança ser envolvidos o quanto antes nas ações de transformação e que a liderança empresarial tem papel fundamental nisso. 


Um Caso Especial

Um convidado especial apresentou um Caso que foi uma surpresa para todos. Rogério Schultz Rodrigues, CIO em empresas de grande porte, abordou os fatores motivacionais que o impulsionam atualmente. Ele viveu uma situação de alto impacto de mudança: um problema de saúde impôs limites sérios às suas atividades, prejudicando tanto sua vida pessoal como profissional.

A presença de Rogerio, de inicio, deixou as pessoas intrigadas: por que a presença de um palestrante com dificuldades para falar? No entanto, no decorrer da palestra “Mudança de Rumo”, o ar de comoção foi substituído por reflexão e avaliação positivas, diante da experiência de vida que Rogério dividia. Um caso de interação de vida profissional e pessoal em que, com grande esforço emocional, sérios problemas de saúde foram convertidos de obstáculos em desafios de vida – que estão sendo enfrentados com sucesso.

O resultado da intervenção de Rogério foi muito significativo, ilustrando a complexidade e riscos das mudanças que sofremos ou que nos propomos a realizar.


Novos encontros

A Dynamica já está organizando novos encontros para outras Capitais.
Informe-se sobre a programação da série Encontros para Mudanças e não deixe de participar. Escreva para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br e programe-se para trocar ideias com a equipe da Dynamica Consultoria.

A apresentação completa do Café & Mudança está liberada em nosso site, acesse o download clicando aqui.

Café & Mudança – série Encontro para Mudanças
17 de outubro de 2012 – 9:00 às 11:30 h
Centro de Convenções da Bolsa do Rio
Praça XV de Novembro – térreo – Centro – Rio de Janeiro – RJ