Gerenciando Mudanças Organizacionais

O encontro organizado pela CCI França Brasil reuniu profissionais de diversas áreas para discutir o valor estratégico da GMO para as organizações.
Entre os palestrantes, Lyrian Faria e Agostino Carletti, sócios-diretores da Dynamica Consultoria.


Fotos: Dynamica Consultoria

A CCIFB – Câmara de Comércio França-Brasil realizou em sua unidade paulista (11 de março) o encontro “O gerenciamento de mudanças organizacionais” com palestras e workshop. A iniciativa reuniu profissionais de diversos segmentos e atuantes em Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Palestras e dinâmica de grupo direcionaram o foco dos participantes para a discussão em torno dos pilares da GMO e seu valor estratégico para o planejamento da atuação empresarial.Veja aqui o programa completo do evento.
danieldruwearaujolyrianagostinocarletti

Participaram como palestrantes: Isis Moda (consultora de mudanças na SulAmérica e diretora administrativa da ACMP Brasil) e Daniel Druwe Araujo (sócio-diretor da T2People e instrutor de programas de certificação na ACMP Brasil). Lyrian Faria e Agostino Carletti (sócios-diretores da Dynamica Consultoria) coordenaram o workshop “Organizações Ágeis e o Change Management”.


Gestão de mudanças: estratégia para lidar com pessoas

isismoda3

Isis Moda apresentou os objetivos da ACMP no Brasil e sua estrutura de funcionamento. Instalada desde 2014, a instituição tornou-se o capítulo oficial da Association of Change Management Professionals criada em 2011. Com o objetivo de disseminar conceitos e valores relacionados à Gestão de Mudanças, a ACMP conta hoje com cerca de 2000 profissionais associados em 50 países.

Na palestra, Moda destacou os principais procedimentos que sustentam a Gestão de Mudanças, segundo o “standard” (padrão) da ACMP:  avaliar o impacto da mudança e a prontidão para a mudança; formular a estratégia para a gestão da mudança; desenvolver os planos para gestão de mudanças; executar os planos para gestão de mudanças; encerrar o esforço para gestão de mudanças.
A ACMP Brasil apoia-se em trabalho voluntário de sua direção e associados.

Saiba mais sobre a ACMP Brasil aqui.

Em abril do ano passado a ACMP Brasil realizou o “Encontro de profissionais de Gestão de Mudanças”, com apoio e participação da Dynamica Consultoria. Leia matéria aqui.

 

 

mathiascarvalhoO evento é uma realização da Comissão de Trabalho da unidade São Paulo da CCIFB. A comissão tem a função de analisar o mercado de educação e seu impacto nos diversos setores produtivos. Seu coordenador, Mathias Carvalho (foto), foi responsável pela condução das atividades. Na abertura, Carvalho destacou que uma inovação não depende de uma boa ideia, mas desta ser adotada. E sua adoção resulta de um trabalho que está evoluindo dentro das organizações no sentido de compreender como acontece a mudança de cultura organizacional e entre os profissionais.

Saiba mais sobre a CCIFB aqui.

 

 

 

danieldruwearaujo2

Daniel Druwe Araujo discorreu sobre a integração estratégica de mudanças. Existe uma interação entre a Gestão Estratégica, a Gestão de Projetos e a Gestão de Mudanças. A gestão estratégica focaliza a visão da empresa e sua articulação de propósitos. A organização deve estar apta a lidar com os chamados trade-offs, isto é, revisar prioridades e ajustar seus objetivos. A Gestão de Projetos identifica os procedimentos necessários, gerindo a execução das tarefas e atividades. E a Gestão de Mudanças, na medida em que envolve pessoas, promove as mudanças culturais necessárias que darão solidez a todo o processo de mudanças. Ela lida com seus impactos e prováveis resistências. Mas a resistência às mudanças, de acordo com Araujo, não é um procedimento de sabotagem. Deve ser compreendida como algo normal e um vetor subjetivo e cultural, a ser enfrentado para minimizar ou eliminar seus efeitos na organização.
O alinhamento e integração dos instrumentos das mudanças depende do desenvolvimento de patrocinadores, da estruturação da esfera de comunicação, do estímulo ao aprendizado, a avaliação de impactos sobre recursos e pessoas e o exercício do reconhecimento e de recompensas ao esforço dos colaboradores.
Finalmente, não há engajamento e sustentação de mudanças sem crenças e valores estabelecidos. Araujo acredita que o indivíduo é impulsionado por motivação e, esta, baseia-se naquilo que ele crê e valoriza.

 

logodynadesktopA Dynamica Consultoria contribui para a disseminação do conhecimento sobre Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO), difundindo conceitos e recursos técnicos atualizados para o mercado. Além disso, realiza constantes reuniões e cursos internos visando a formação contínua de sua equipe de colaboradores. Siga o link:
Dynamica 2019: Curso sobre o Método Dynamica abre o Programa Convergindo Conhecimento
Para conhecer melhor a concepção da consultoria em torno de gestão de pessoas, cultura organizacional, os pilares de GMO e inovação tecnológica, siga os links para recentes artigos de Agostino Carletti:
Renovação emocional para lidar com a transformação digital (revista Mercado T.I. nº56 – p.24 – 2018)
TIC e transparência democrática (revista Mercado T.I. nº55 – p.24 – 2018)
Gestão de mudanças para sustentar os processos de inovação – (revista Mercado T.I. nº54 – p.18 – 2018)


Agilizando e lidando com mudanças
lyrian2


Lyrian Faria e Agostino Carletti coordenaram workshop sobre os principais desafios para os profissionais atuantes em Gestão de Mudanças e para que as organizações se empenhem na agilização de respostas à dinâmica do mercado.
Lyrian Faria fez breve exposição caracterizando o perfil das Organizações Ágeis e as principais transformações vividas pelo mercado. No contexto atual, a cultura organizacional é marcada pelos conceitos “V.U.C.A.” – volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. A transição dos séculos XX e XXI foi marcada por quebra de paradigmas para o mercado, a saber: a opção por definir objetivos comuns a todos os setores da organização, buscando por abundância de oportunidades e recursos; equipes conectadas; decisões rápidas e ciclos de aprendizado; modelo de gestão baseado em incentivos; tecnologia de ponta. Assim, a tecnologia não é apenas um recurso externo à organização, mas parte de seus negócios, com estruturas horizontalizadas e lideranças que guiam os colaboradores para assumirem responsabilidades. Com este cenário, as organizações ágeis buscam equipes multifuncionais que trabalhem integradas e não mais sob a pressão de disputas interdepartamentais. Segundo Faria, “este é o cerne de uma organização: Pessoas + Processos + Propósitos”.

 

Framework pequeno 910x569

 

 

Em sua exposição, Lyrian Faria apresentou as características das disciplinas de Gestão de Mudanças Organizacionais que estão na base do método de trabalho da Dynamica Consultoria. Clique na imagem para ampliar o Framework.

Saiba mais sobre o Framework Dynamica aqui.

 

 


Dinâmica de grupo

Divididos em 4 grupos, os participantes discutiram o papel do profissional em gestão de mudanças no desenvolvimento da cultura em organizações ágeis. A dinâmica foi organizada com as seguintes tarefas: criação de um Mapa Mental com análise de contexto – características básicas das empresas representadas em cada grupo; identificar os desafios da gestão de mudanças para transformar uma empresa em organização ágil; definir as ações para apoiar as transformações ágeis; identificar as competências do profissional de mudanças no cenário indicado.

fotosccifb3 fotosccifb14

Tendo registrado em cartazes suas considerações, os participantes foram conhecer as anotações dos outros grupos. A partir desse “rodízio de insights”, o que permitiu a revisão ou incorporação de novos conceitos e ideias, cada grupo indicou um representante para apresentar a síntese de suas conclusões sobre os temas propostos.

fotosccifb2fotosccifb1

Um dos representantes chamou a atenção para a necessidade de mudar a cultura organizacional. É preciso uma nova mentalidade, que permita aos profissionais saírem de sua zona de conforto e enfrentar as mudanças. Para ele existe o profissional que qualificou como “incompetente funcional”, isto é, inseguro e temeroso sobre como um processo de mudanças pode afetar suas funções e emprego. A partir da “análise de contexto”, outro grupo chamou a atenção para a resistência à mudança, identificando que há muitas barreiras para difundir as informações sobre as características das mudanças a serem aplicadas.

fotosccifb6fotosccifb7fotosccifb8

O 3º grupo destacou o tema de desafios e ações, priorizando o foco na cultura organizacional e na gestão de pessoas. Por vezes, as referências “valores” e “visão” da empresa só estão no papel e não são aplicadas, cabendo às lideranças assumir um comportamento condizente de fato com com as ideias propagadas. O exemplo positivo das lideranças é chave para a atitude de todos os colaboradores. O último grupo tratou das competências necessárias ao profissional de mudanças. Foram destacados os seguintes tópicos: conhecimento amplo do perfil de negócios da empresa; empatia na comunicação interpessoal; capacidade de liderança de maneira inovadora, influente; trazer e aplicar experiência acumulada em outras organizações.

fotosccifb5 fotosccifb11fotosccifb10 fotosccifb13
fotosccifb12fotosccifb9

 

prancheta3apesquisaEm 2012 a Dynamica Consultoria tomou a iniciativa de lançar a PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais nas Empresas, uma avaliação sobre o estágio em que as empresas brasileiras se encontram na utilização das práticas de GMO. Seguiram-se mais 2 edições (2013 e 2015) e os dados recolhidos mostram um progressivo avanço no trato das disciplinas de GMO pelas organizações.
Passados 4 anos desde a 3ª edição, é interessante comparar seus dados com as conclusões resultantes das discussões em grupo neste evento da CCIFB.
Assista ao vídeo do lançamento da 1ª PNM-GMO aqui.   Saiba como receber os resultados das Pesquisas neste link.


Gerindo mudanças e conhecimentos
O encontro confirmou que a GMO ganha peso como referência estratégica. As questões levantadas pelos participantes e suas conclusões, convergem especialmente para o trato da gestão de pessoas e da gestão da cultura organizacional. Disseminação de ideias e compartilhamento de informações com transparência possibilitam o engajamento consciente e mais consistente dos colaboradores das organizações em mudança.

Saiba mais sobre os eventos de mercado com a presença da Dynamica Consultoria

Conheça todas as áreas de atuação da Dynamica Consultoria

Para mais informações sobre áreas de atuação, projetos e cursos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br  –  (11) 2532-8889

O Gerenciamento de Mudanças Organizacionais
11 de março de 2019 – 09h00 – 12h00
Local: CCI França-Brasil – Unidade São Paulo
Alameda Itu, 852 – 19º andar – Jardins – São Paulo-SP – 01421-001
Realização: CCIFB – Câmara de Comércio França-Brasil/Unidade São Paulo