Artigos

 
 
 
O mercado e a percepção da Gestão de Mudanças     Dynamica Consultoria - junho/2019
 
ilustra percepcao gmo2019

Ilustração: Sizenando

Há palavras de ordem que atualmente afetam a todo o mercado e não importa o tamanho ou ramo das empresas: organizações ágeis; inovação; foco nas pessoas; cooperação e interdisciplinaridade; diversidade em múltiplos aspectos; horizontalidade administrativa; transparência; competitividade tecnológica; incertezas; big data; sustentabilidade. Os conceitos assinalados significam quebra de paradigmas, o cenário é de mudanças rápidas e constantes.
Desde 2007 a Dynamica Consultoria lida com GMO como instrumental estratégico para sistematizar as etapas de implantação de mudanças nas organizações de modo integrado. E o conceito de inovação está no cerne das disciplinas de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Mas, o que GMO tem a ver com tudo isso?


Conheça o histórico de atuação da Dynamica Consultoria neste link

prancheta3apesquisaEm 2012 a consultoria lançou a "PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais nas Empresas". Com mais 2 edições (2013 e 2015), compilou resultados que mostravam, ainda que oscilante no período, uma progressiva assimilação de valores e técnicas da GMO.
Passados 4 anos desde a última edição da Pesquisa, como as empresas - suas lideranças e equipes de colaboradores - estão lidando com os preceitos de GMO? Para essa verificação, selecionamos dados da PNM-GMO de 2015 (quadros comparativos de questões respondidas nas 3 edições) para comparar com os temas de destaque em 3 eventos corporativos de 2019 em que a Dynamica esteve presente (1).

Em 2019, conforme se observa nos primeiros eventos com patrocínio ou participação direta da Dynamica, todos concordam com a necessidade de mudanças nos parâmetros de atuação das organizações. E, dados os temas abordados, é nítida a incorporação de práticas e conceitos da GMO pelas organizações - ainda que continue lenta.

Em workshop comandado por Lyrian Faria e Agostino Carletti, sócios-diretores da Dynamica, confirmou-se o valor estratégico da GMO (leia matéria sobre o workshop). As conclusões dos participantes deram grande importância ao trato da gestão de pessoas e da cultura organizacional. Outro elemento apontado é a necessidade de compartilhar informações com transparência.


responsabilidadesdagmo p7Atribuições da GMO
Os respondentes da PNM-GMO indicaram como atribuição da GMO temas que continuam prioritários nos eventos corporativos. A Gestão do Conhecimento, com destaque em 2013 e 2015, mantém-se entre as atuais preocupações em como lidar com a esfera das informações, em sua guarda e compartilhamento.

 

 

Fonte: 3ª PNM-GMO - vol.II: análise comparativa de dados - edições 2012, 2013 e 2015


Na reunião da AMCHAM-SP sobre métodos ágeis (leia matéria sobre a reunião aqui), novamente destacou-se a preocupação com a gestão da cultura e de pessoas. Os chamados métodos ágeis contribuem para a valorização do trabalho em equipe, a interdisciplinaridade e a cooperação interdepartamental.

Durante o evento IT DAY (leia matéria sobre o evento aqui), constatou-se que o papel das lideranças deve ser o de estimular as equipes para o engajamento com os objetivos de suas organizações e a assimilação das mudanças, transmitindo novos valores para a construção de um novo mindset. E que as pessoas devem estar no centro das atenções, porque o avanço tecnológico deve ter o sentido de melhorar a qualidade de vida.


conducao pratica gmo p12Responsáveis por GMO
Os respondentes indicaram 4 áreas na condução de GMO: RH, TI, Planejamento Estratégico e Escritórios de Projetos e Processos. Em 2015 abriu-se nova opção: “não há área definida”. Obteve-se um percentual significativo, que se coaduna com as atuais metas de interdisciplinaridade, corresponsabilidades e ações interdepartamentais.

Fonte: 
3ª PNM-GMO vol.II: análise comparativa de dados - edições 2012, 2013 e 2015


Saiba mais sobre a PNM-GMO e solicite as edições eletrônicas neste link

Nos eventos, além da tônica das discussões em torno das inovações tecnológicas, tomam relevância os múltiplos temas relacionados ao conceito de diversidade. O tratamento dos temas pelos palestrantes e sobretudo os questionamentos do público atestam a importância da Gestão do Conhecimento e da Cultura Organizacional,  pilares essenciais da GMO.


Para Lyrian Faria, "a ideia de termos as pessoas no centro das mudanças

vale tanto para os colaboradores como para o público-alvo das organizações".


Também ganha mais espaço a discussão sobre a formação e o papel dos profissionais envolvidos com a condução e manutenção de mudanças nas organizações. Aqueles que compreendem a necessidade do aprimoramento profissional têm retomado a busca por cursos na área de gestão de mudanças e a Dynamica oferece apoio importante à formação continuada. Vejam-se os resultados das edições do curso "Formação e certificação de gestores de mudanças na metodologia Dynamica".
Siga os links e leia as matérias sobre as 
10ª e 11ª turmas.

Em artigo recente, Agostino Carletti argumentou que "seja qual for o grau de participação da sociedade civil [nas discussões em torno das mudanças em curso no país], as organizações que buscam um mercado mais aberto, livre de amarras tributárias ou fiscais, devem investir numa nova mentalidade e assumir mais riscos em benefício da sociedade como um todo". Os profissionais já estão enfrentando os riscos por aceitar mudanças: buscando aperfeiçoamento em sua formação, assimilando novos padrões de comportamento e interrelacionamento, aceitando e descobrindo formas de lidar com diferenças, adaptando-se à corresponsabilidade resultando do trabalho em equipe.
Já é tempo de as empresas e suas lideranças, em que pese o desafio do ajuste a novos referenciais de competitividade, abrirem a cultura organizacional à dinâmica sociocultural contemporânea, assumindo os riscos de oferecer, a médio e longo prazos, novos padrões de relacionamento com seus colaboradores e seu público de cidadãos consumidores.


Acesse aqui todos os artigos publicados
Conheça aqui todos os eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria
Para mais informações sobre a atuação da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

______________________________________________
(1) Os eventos corporativos citados são os seguintes:
- Workshop: o gerenciamento de mudanças organizacionais (CCIFB - Câmara de Comércio França Brasil, em 11.3)
- Métodos e times ágeis (AMCHAM-SP, em 30.4)
- IT DAY (IT Lean, em 16.5)
Comente o artigo, escreva para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br

arrow Left

Clientes

Parceiros

Desde 2010124838

dezanosnosite

Missão  suporte para fazer acontecer, saber conviver e saber ser.
Visão  foco e busca na convergência de conhecimentos no caminho da realização, felicidade e sabedoria.
Valores  a ética, o respeito, a colaboração, a resiliência, a transparência e o comprometimento.

Selo aprovado copy        Nova logo SUCESU RS 144x144 01