Notícias

 
 
 
 
 
Gestão de pessoas e engajamento organizacional

 

Com patrocínio Dynamica, encontro da AMCHAM-SP analisou a importância do engajamento dos profissionais para o êxito dos objetivos das organizações.
Fotos: AMCHAM-SP/Divulgação redes sociais/Dynamica Consultoria

2amcham11set2019

No último dia 11 a Amcham-SP realizou reunião do Comitê Aberto de Gestão de Pessoas. Sob o tema "Engajamento e Cultura Organizacional", foram discutidos os principais elementos para lidar com a cultura organizacional e incorporar o engajamento dos profissionais na consecução dos objetivos das organizações. Mais um patrocínio Dynamica.

Participaram como palestrantes: Cristiane Amaral (líder de Talent Latam na EY), Nalim Carlini (Gerente de treinamento na Azul Linhas Aéreas) e Telma Gircis (líder de RH na Intel). Aqui o programa completo do evento.

Entender as pessoas para sustentar a transformação
cristianeamaral
Cristiane Amaral (foto) destacou que o país está em transformações constantes, com um quadro instável quanto às expectativas. E apesar de várias pesquisas apontarem que a cultura organizacional é importante para os objetivos das organizações, pouco se faz para discutir o tema, criar avaliações etc. incorporando de fato tal preocupação às ações corporativas. Amaral questiona: "como construir a ponte entre o óbvio e a realidade. O desenvolvimento pessoal é um dos principais objetivos dos profissionais e segundo ela existe um "gap" quanto à formação das pessoas. Se a empresa enxergar e compreender os valores pessoais dos colaboradores, será possível construir aquela ponte. "Hoje as pessoas procuram mais por uma experiência, não uma carreira", afirma Amaral. E conhecer as pessoas, colaboradores e público alvo, tornou-se atividade mais complexa. A chamada "workforce" de uma organização não se restringe mais ao sistema vinculado à sua imediata localização física. Cristiana Amaral destaca que ela "envolve as atividades onshore e offshore; startups; robots; vão do interior de São Paulo à Índia, por exemplo". E completa: "se eu não entender as pessoas que estão comigo, eu não consigo estruturar a necessária transformação da organização".


Para os associados AMCHAM, as apresentações do evento estão disponíveis para download neste link


O crescimento da organização como desafio
nalimcarlini
Nalim Carlini (foto) abordou os temas do encontro focando as características de sua empresa como um Case. Entre as peculiaridades de sua organização, sua identificação como portadora de uma "cultura forte" e tratar seus funcionários (de todos os setores e serviços) como "tripulantes". Carlini considera que o crescimento da organização é o maior desafio para a cultura organizacional. Baseada em diferentes pontos no país e no exterior, congrega constantemente novos funcionários que trazem sempre novos padrões culturais para a empresa. Como manter a cultura com o crescimento?
A executiva acredita que nas contratações é preciso haver congruência entre os valores da empresa e as do contratado. E para manter consistente o padrão da cultura organizacional, a empresa utiliza uma série de procedimentos, instrumentos e referências de controle e gerenciamento. Assim, são utilizadas pesquisas de clima e engajamento, treinamentos constantes (por exemplo, o treinamento para "formar os líderes para multiplicar a cultura Azul") e recursos como "comunicação não violenta" e o conceito de "neuroliderança".

Mudanças orientadas em bases globais
telmagircis
De acordo com Telma Gircis (foto), sua empresa está passando por uma "revolução cultural" internacionalmente, a partir do marco de mudanças iniciado em 2013 - ampliação dos negócios com novos produtos e serviços. E em janeiro de 2018, firmado um padrão de "empresa mais colaborativa", o consumidor (seu perfil e necessidades) foi alçado como referência primordial.

Para Gircis, diversidade e inclusão são essenciais para a cultura organizacional, e no engajamento dos colaboradores com mudanças a área de RH deve ser entendida como uma facilitadora. E diagnósticos com divulgação constante estimulam a transparência e a reflexão, fortalecendo a participação em mudanças. Tudo depende do estímulo e orientação dos líderes, isto é, dos gerentes das organizações. Mesmo que os colaboradores estejam no centro de uma mudança cultural, com seus papéis bem definidos e claros, trata-se de um processo "top-down". Segundo ela, há sempre aqueles que não querem mudanças. Em suas próprias palavras: "Estes, ou se adaptam ou são expulsos. Os que não se adaptam tornam-se tóxicos, drenam energia. Se a equipe não expulsa, a gente então tem que tirar".

Foco nas pessoas para a gestão de mudanças
agostinoamcham11set2019
Representaram a Dynamica Agostino Carletti (foto), Lilian Ramos (sócios-diretores) e a consultora Sandra Martins. Para Carletti, o evento foi importante por "aproximar profissionais de diferentes áreas do mercado e que buscam soluções para o trabalho cooperativo, integrado, com lideranças engajadas em mudanças".

Os temas abordados são essenciais entre os pilares que sustentam o método Dynamica para a condução da Gestão de Mudanças Organizacionais.

Destacamos 2 artigos que contribuem para a compreensão dos temas:

Tecnologia a favor dos negócios e das pessoas
O mercado e a percepção da Gestão de Mudanças



A Dynamica Consultoria tem um portfólio completo de cursos para a necessidade da formação continuada dos profissionais no mercado. Tendo em vista os temas de Gestão de Pessoas, Engajamento e Cultura Organizacional, destacamos 2 cursos.
Siga os links:
- Formação e Certificação de gestores de mudanças na metodologia Dynamica
- Workshop: o papel das lideranças nas transformações organizacionais

Conheça todos os cursos Dynamica aqui


Saiba mais sobre a presença da Dynamica nos eventos corporativos


Conheça todas as áreas de atuação da Dynamica Consultoria

Para mais informações sobre áreas de atuação, projetos e cursos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

Engajamento e cultura organizacional

11 de setembro de 2019 - 08h00 às 10h30

Local: Amcham Business Center - Rua da Paz, 1431 - São Paulo - SP
Reunião do Comitê Aberto de Gestão de Pessoas da AMCHAM-SP
Patrocínio: Dynamica Consultoria


arrow Left

 

 

Clientes

Parceiros

Desde 2010128140

dezanosnosite

Missão  suporte para fazer acontecer, saber conviver e saber ser.
Visão  foco e busca na convergência de conhecimentos no caminho da realização, felicidade e sabedoria.
Valores  a ética, o respeito, a colaboração, a resiliência, a transparência e o comprometimento.

Selo aprovado copy        Nova logo SUCESU RS 144x144 01